Connect with us

O que você está procurando?

Fundamentais para a prevenção de doenças e para o cuidado da saúde sexual e reprodutiva, os exames femininos costumam ser cercados por mitos e dúvidas
- (Foto: iStock / Getty Images)

Exames femininos de rotina: especialista explica quais os principais e como são realizados

Fundamentais para a prevenção de doenças e para o cuidado da saúde sexual e reprodutiva, os exames femininos costumam ser cercados por mitos e dúvidas

O sucesso da campanha do outubro rosa nos últimos anos levantou o debate sobre outros aspectos da saúde feminina. Por exemplo: toda mulher com vida sexual ativa deve consultar o ginecologista, no mínimo, uma vez por ano. Para melhor avaliação, há uma série de exames que precisam ser feitos para complementar a observação clínica em consultório. Os principais pedidos de exames femininos femininos de rotina são o Papanicolau, o ultrassom transvaginal, de mama, colposcopia e mamografia.

“Os exames de rotina laboratoriais envolvem hemograma completo para checar anemia, com avaliações hormonais, tireoideanas, de diabetes, colesterol, ácido úrico e vitamina B12. Ainda, há os exames de imagem para analisar útero, ovários e mamas, com o intuito de descartar cistos e nódulos”, explica Maria Rita Curty, ginecologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

A profissional ressalta ainda a importância de realizar o Papanicolaou, exame microscópico que coleta uma amostra de células da região da entrada do útero a partir da raspagem com uma espátula especial. “A importância de realizar o Papanicolaou rotineiramente é detectar ainda no início o câncer de colo de útero, além de outras doenças infecciosas, como clamídia, gonorreia, candidíase e HPV”, alerta Maria Rita. Dentre os exames femininos mais tradicionais, outro de destaque é a própria mamografia. “Este é fundamental para prevenção do câncer de mama e deve ser realizado a partir dos 40 anos de idade, se não houver histórico da doença na família”, lembra a profissional.

Quanto aos desconfortos que os exames de rotina podem gerar, a ginecologista destaca que isso só é comum na colposcopia com biópsia ou na vulvoscopia, e na mamografia. “Na colposcopia e vulvoscopia, jogamos ácido acético na região vulvovaginal, o que pode ocasionar prurido e irritabilidade. A biópsia pode gerar cólicas pélvicas. Já a mamografia leva a um incômodo temporário devido à pressão da máquina que realiza o procedimento”, finaliza.

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Mundo místico

Se você passa por uma situação complicada que precisa de auxílio imediato, o poderoso Santo Expedito pode te ajudar. Veja quem recebeu graças desse santo

Estilo de vida

Você sabia que é possível recuperar o tempo perdido e recuperar a saúde e a boa forma? Veja como se preparar para o verão e evite os problemas de saúde!

Estilo de vida

Você não sabe como ficar com a barriga chapada? Com apenas 8 regras é possível alcançar o corpo do sonho sem muito esforço

Mundo místico

Confira como a Igreja está se preparando para a comemoração dos 300 anos de aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida!

Mundo místico

Sucos são muito saudáveis e também podem te ajudar em outros setores da sua vida. Conheça 5 simpatias com sucos de frutas!

Mundo místico

Se você anda sonhando com beijos ou aliança, seu lado amoroso está querendo te dizer algo! Por isso, saiba mais sobre os sonhos de amor e seus significados

Mundo místico

Em geral, sonhar com uma padre significa elevação espiritual. Porém, se estiver rezando uma missa ou oferecendo a hóstia, os significados são diferentes!

Mundo místico

Os sonhos são manifestações de desejos e situações que foram reprimidas ao longo do dia. Saiba o que sonhar com números quer dizer.