DSTs: tire suas dúvidas sobre o assunto e fique seguro

Doenças sexualmente transmissíveis são muito perigosos e, muitas vezes, podem causar a morte! Confira cinco respostas sobre o assunto e fique seguro

None
(Foto: Reprodução/Freepik)

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/05/2017 às 22:00
Atualizado às 10:27

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Sexo é bom e prazeroso, mas se não tomar os devidos cuidados pode ser extremamente prejudicial à saúde e, muitas vezes, podem causar a morte. Para que você e seu parceiro possam curtir melhor o momento sem neuras nem dúvidas, confira cinco perguntas e respostas sobre o tema e fique seguro sempre!

“As chances de se contrair uma DST através do sexo oral são menores do que no sexo com penetração?”

Nenhuma das relações sexuais sem proteção é isenta de risco. A transmissão de uma doença depende da integridade das mucosas das cavidades oral ou vaginal. Seja qual for a forma praticada, o sexo deve ser feito sempre com camisinha. Sempre.

“Depois da relação sexual, minha vagina fica com um cheiro desagradável. Isso pode ser uma DST?”

Depende. Também pode ser uma vaginite causada por um desequilíbrio da flora vaginal e não por contaminação na relação sexual. De qualquer forma, você deve procurar seu ginecologista para confirmação e tratamento adequados.

Na imagem, um monte de cartela de remédios, de cores diferentes estão sobrepostos e jogados. Fique seguro.

(Foto: Reprodução/Pexels)

“Apareceu uma verruga bem pequena no meu pênis. Pode ser condiloma acuminado?”

Pode sim. O tamanho dos condilomas causados pelo Papilomavirus Humano (HPV) varia muito dependendo de cada caso. Alguns são tão pequenos que necessitam do auxílio de uma lupa para  serem vistos. Não deixe de procurar um especialista para iniciar o tratamento correto.

“O exame para detectar o HIV é somente pelo sangue? E o exame preventivo que fazemos no ginecologista?”

Sim, o HIV é detectado através de um exame de sangue específico. O teste preventivo serve para o rastreamento de câncer ginecológico e outras infecções. Lembrando que ambos os exames são importantes e devem ser feitos, principalmente se houver apresentação de sintomas.

“Como garantir que a camisinha masculina seja usada corretamente?”

O homem deve abrir a embalagem com cuidado – nunca com os dentes ou outros objetos que possam danificá-la. Colocar a camisinha somente quando o pênis estiver ereto. Apertar a ponta da camisinha para retirar todo o ar e depois desenrolar a camisinha até a base do pênis.

LEIA TAMBÉM

Texto: Camila Ramos

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.