Connect with us

O que você está procurando?

A menopausa é um período que vai chegar na vida de todas as mulheres. Mas você sabe como enfrentá-la com tranquilidade? Confira algumas dicas!
- Foto: Shutterstock Images

10 coisas que você não sabia sobre a menopausa

A menopausa é um período que vai chegar na vida de todas as mulheres. Mas você sabe como enfrentá-la com tranquilidade? Confira algumas dicas!

Uma coisa é fato: a menopausa vai chegar, mais cedo ou mais tarde, para todas as mulheres. Durante muitos anos, elas tiveram que encarar com medo e frustração esse período, mas hoje em dia a medicina vem trabalhando cada vez mais a favor da saúde feminina. 

Mulher idosa sorrindo, menopausa

Foto: Shutterstock

Os efeitos da menopausa, no entanto, variam de mulher para mulher. Algumas passam pelo “calorão”, outras por picos emocionais, chegando até mesmo a enfrentar a depressão. Mas com acompanhamento médico e conhecimento sobre esse momento na vida das mulheres, é possível atravessar esse período com força e tranquilidade.

Conheça alguns mitos e verdades sobre a menopausa:

1. Pode existir menopausa precoce?

Sim! A menopausa precoce acontece quando a última menstruação vem antes dos 40 anos. Esse problema atinge 1% da população feminina adulta, e pode ser causada por uma série de fatores: desde doenças autoimunes, como lúpus, insuficiência renal e endometriose, até tratamentos de câncer e tabagismo. Mas o mais frequente para a comunidade médica é que a menopausa precoce não tem uma causa definida. 

2. Os hábitos de vida podem influenciar na menopausa precoce?

Depende! O uso muito frequente de cigarros e outras drogas são os principais influenciadores no funcionamento dos ovários. Não há nenhum estudo que comprove que ter uma alimentação saudável adia a menopausa, mas evitar o sedentarismo e abandonar essas drogas podem ajudar na saúde e na fertilidade. 

melhores tons: mulher de cabelo loiro sorrindo

Foto: Shutterstock.com

3. Os cabelos podem cair durante a menopausa?

Para algumas mulheres, sim. As alterações hormonais causadas pela menopausa podem alterar significativamente a saúde dos fios. Os cabelos podem acabar ficando mais finos, fracos e quebradiços, assim como as unhas. Mas cada corpo reage de uma forma durante a menopausa, então nem todas as mulheres passam pelos mesmos problemas.

4. É o fim da minha vida sexual?

De jeito nenhum! Durante a menopausa, a vagina pode ficar mais seca e a libido pode diminuir (ou aumentar!). Cada corpo responde de um jeito. Mas isso não significa que sua vida sexual vai acabar aí: você pode recorrer a lubrificantes, géis e beber bastante água para hidratar os tecidos vaginais.

casal-fazendo-sexo

FOTO: Shutterstock.com

5. Todo o corpo vai engordar durante esse período?

Não necessariamente. Em boa parte das vezes, por causa da falta de hormônios femininos acontece uma predominância dos hormônios masculinos, que todas as mulheres tem. O que acontece é uma diminuição da gordura nas mamas, nádegas e coxas, e concentração na área do abdome. Por isso muitas mulheres recorrem a exercícios localizados para tentar diminuir o acúmulo de gorduras na barriga.

6. É comum ficar extremamente irritada?

Sim! Durante esse período é normal que as mulheres fiquem muito irritadas, já que os níveis hormonais ficam reduzidos, o que provoca alterações de humor. Você pode recorrer a técnicas de relaxamento e meditação para relaxar!

corrida bom humor

Foto: Shutterstock Images

7. Fazer atividades físicas ajuda a aliviar os efeitos da menopausa?

Sim! A prática de exercícios físicos durante a menopausa ajuda a aliviar os efeitos, já que libera endorfina. Assim você pode se sentir mais relaxada, tranquila e animada. 

8. Reposição hormonal faz mal?

O último consenso médico mundial, de 2013, afirmou que o tratamento hormonal é seguro para mulheres com menos de 60 anos, nos primeiros dez anos depois do fim da menstruação e com sintomas. Mas a reposição é contraindicada em alguns casos: mulheres com histórico de câncer de mama ou endométrio, histórico de trombose, derrame ou infarto, hipertensão, diabetes ou doença hepática grave.

maos-segurando-remedios-aplicativos-controlar-saude

FOTO: iStock.com/Getty Images

9. Remédios naturais são muito mais confiáveis para combater os efeitos da menopausa

Nem sempre. Existem alguns estudos que mostram que consumir soja pode ajudar a combater os calores moderados, mas outros estudos não revelaram nada demais nos alimentos, como óleo de prímula e alcaçuz. Os medicamentos naturais esperam por mais comprovações científicas de que realmente podem funcionar.

10. É possível adiar a menopausa?

Infelizmente, não. Geralmente, a menopausa acontece na média de 50 anos para as mulheres. Ter uma alimentação saudável não influencia diretamente no adiamento da menopausa, mas é sempre importante para manter a saúde em dia.

três mulheres mais velhas sorrindo

Foto Shutterstock.com

 

LEIA TAMBÉM 

 

Advertisement

Estilo de vida

Saiba todos os benefícios que dormir bem – desfrutando de uma noite de sono completa – traz para as atividades do cérebro

Estilo de vida

Estudo científico mostra região cerebral relacionada à ansiedade; em testes com cobaias, quadro foi revertido e pode trazer avanços no tratamento.

Estilo de vida

Quando o distúrbio de ansiedade começa a trazer muitos prejuízos à mente, o uso de remédios com acompanhamento profissional pode ser a melhor saída

Estilo de vida

O transtorno de ansiedade necessita de tratamento, seja por meio das terapias ou de medicamentos. Veja como cada um atua no combate às crises ansiosas.

Estilo de vida

Para se tornar um doador de medula óssea, é simples! Basta procurar um hemocentro próximo à sua casa e fazer seu cadastro. A doação salva vidas!

Estilo de vida

As crianças precisam dormir cedo para garantir a qualidade do sono, favorecer o processo de crescimento e melhorar o desempenho escolar.

Estilo de vida

O aneurisma pode se romper e causar sérias consequências. Por isso, o socorro rápido é essencial a fim de garantir mais chances de sobrevivência.

Estilo de vida

Além de uma alimentação saudável e evitar fumo e bebidas alcoólicas, existem outros hábitos que devem ser cultivados diariamente para evitar um infarto