Connect with us

O que você está procurando?

O problema é recorrente na vida de muitas pessoas. Entenda as principais causas da cistite e saiba de que maneira se prevenir!
- A falta da ingestão de água e de higiene são algumas das principais causas das infecções urinárias. FOTO: iStock.com/Getty Images

Causas da cistite: entenda por que o problema atinge mais as mulheres!

O problema é recorrente na vida de muitas pessoas. Entenda as principais causas da cistite e saiba de que maneira se prevenir!

Também conhecida como infecção urinária, a cistite é um problema que atinge a bexiga. Por razões anatômicas ou da rotina diária, as mulheres são as maiores vítimas. “Elas ingerem menos líquidos do que os homens e a uretra feminina está localizada entre o ânus e a vagina, sendo menos comprida que a masculina e tornando-a mais suscetível a infecções. De fato, os homens estão mais protegidos não só em termos anatômicos, mas porque bebem mais líquidos e também os eliminam em maior número”, explica o ginecologista Daniel Pereira Silva. Conheça os sinais de alerta, as principais causas da cistite e saiba como certas atitudes podem evitar o problema ao longo da vida!

A urina diz tudo

Não há uma causa certa que motive o aparecimento da doença. Segundo o especialista, as causas são normalmente bacterianas. Algumas queixas de dor durante o ato sexual também podem indicar o problema. Mas além do ardor ao urinar e das dores nas relações sexuais, quais outros sintomas podem indicar a doença? “A frequência de idas ao banheiro, coloração avermelhada na urina (que indica presença de sangue), escassez na quantidade e febre podem ser alguns dos principais sintomas além da dor”, explica Daniel.

Fique de olho

Conhecidos os sinais de alerta, é aconselhável a visita ao médico, principalmente, quando o problema é recorrente. Quando não tratada, a cistite pode evoluir para uma infecção mais grave e afetar o rim e, em casos mais graves, o paciente pode necessitar até mesmo de hemodiálise. Por isso, vale a pena ficar de olho nos sintomas e procurar um especialista para evitar que a doença evolua e se torne mais problemática.

Como prevenir

Algumas mudanças de hábito podem ser essenciais para evitar que o problema apareça e se torne recorrente. “Ter uma garrafa de água no trabalho, fazer pausas durante o expediente e lembrar sempre de tomar água em casa é o principal. A higiene pessoal também é uma medida preventiva importante. É recomendado antes e depois de ter uma relação sexual esvaziar a bexiga e beber bastante água. Dessa maneira, o próprio fluxo da urina pode impedir que as bactérias se acumulem na bexiga”, esclarece.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Daniel Pereira Silva, ginecologista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Relacionamento

Começar a menstruar muito cedo, nunca ter tido filhos e menstruações que duram sete dias ou mais são alguns fatores de risco da endometriose. Saiba mais!

Relacionamento

O vírus HPV é uma doença sexualmente transmissível que está associado ao câncer do colo do útero, além de gerar diversos desconfortos. Entenda melhor!

Relacionamento

Ela se dá por conta da parada de funcionamento dos ovários, que param de liberar óvulos e hormônios. Veja perguntas e respostas sobre a menopausa!

Relacionamento

Contrair HPV pode ser mais fácil que você imaginava. Descubra as diversas formas de transmissão, das mais comuns até as raras e proteja-se!

Mundo místico

Ajudando seus fiéis como uma mãe, a padroeira do Brasil tem realizado diversos milagres. Confira algumas histórias de quem recebeu a sua graça

Mundo místico

As vezes em casos de doenças nos abalamos com a situação e perdemos a esperança. Renove sua fé e esperança com a milagrosa novena de Nossa Senhora da Saúde

Mundo místico

Conheça as origens e a oração da santa a qual Ritinha e sua mãe, Edinalva, são devotas em "A Força do Querer": Nossa Senhora de Nazaré!

Mundo místico

Confira simpatias incríveis que podem ser feitas utilizando palito de dente. Eles ajudam na hora da execução das mais diversas simpatias