Está com pressa? Confira dicas para refeições saudáveis e rápidas!

Está com pressa? Confira dicas de nutricionistas para alimentar-se bem e de forma saudável em todas as refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar.

mulher comendo com pressa
Foto: iStock/Getty Images

Você possui uma rotina corrida e vive com pressa, mas quer ter uma alimentação saudável e comer bem em todas as suas refeições? Confira as sugestões de nutricionistas para o café da manhã, o almoço e o jantar.

mulher comendo refeições com pressa

FOTO: iStock/Getty Images

 

Café da manhã

“Um copo grande de vitamina com leite (de preferência, sem lactose) e algum cereal, como aveia, granola ou quinoa. Se preferir mastigar alguma coisa, coloque uma batata-doce previamente cozida no micro-ondas com uma pitada de canela e um copo de iogurte natural light ou sem lactose”, sugere a nutricionista Júnia Bethônico.

Já a especialista Letícia Possebon recomenda alimentos leves como frutas, iogurtes, vitaminas de frutas, castanhas, nozes, amêndoas, frutas desidratadas, leite fermentado, biscoitos com baixo teor de gorduras e sódio e cereais integrais (quinoa, aveia, granola, linhaça e chia).

frutas secas, amêndoas e nozes

FOTO: iStock/Getty Images

 

Almoço

“Preparar uma saladinha colorida é muito rápido. Prefira os vegetais crus, que só precisam de uma boa higienização e já estão prontos! Procure variar na escolha, isso não altera a praticidade e torna a refeição mais atrativa”, explica a nutricionista Tatiana Helou.

A especialista também sugere os grelhados como opção, por serem muito práticos. “Deixe o alimento cortado em porções individuais, assim, preparar um grelhadinho não demora mais do que cinco minutos”, destaca. Tais pratos também podem vir acompanhados pela batata-doce ou inglesa. Segundo Tatiana, você pode cozinhar com a casca (o tempo de preparo leva de 20 a 25 minutos), acrescentar um pouco de azeite de oliva e temperos – como o orégano.

saladas de folhas e legumes crus

FOTO: iStock/Getty Images

 

Jantar

Para as refeições noturnas, segundo Júnia, “uma boa opção é a tapioca, wraps ou mesmo o macarrão de arroz (bifun) – que além de não conter glúten fica pronto em menos de um minuto –, aos quais deve-se acrescentar legumes, frango e molho shoyu light”, recomenda Júnia.

Omelete é uma ótima saída. Muito rápida de preparar, com maior quantidade de claras do que gemas (3 claras e 1 gema, por exemplo), e pode ser muito versátil, variando sempre o recheio”, indica Tatiana.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: David Cintra Edição: Érica Aguiar

Consultorias: Júnia Bethônico, nutricionista do SPA Mitra (Belo Horizonte); Letícia Helena Possebon, nutricionista da clínica Pró-Corpo Estética (com unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná) e Tatiana Helou, nutricionista da Levittá Espaço Nutrição (Brasília).