Refeição: veja os alimentos que não podem faltar no cardápio!

Para manter uma refeição saudável é preciso seguir um cardápio. Por isso, consulte um profissional que lhe dará instruções. Confira algumas dicas!

Frutas: laranja, kiwi, morangos, metades
Foto iStock.com/Getty Images

A dica é: equilíbrio. Manter uma alimentação balanceada em cada refeição, com todos os grupos alimentares, é o primeiro passo para eliminar os quilos indesejados. É essencial lembrar que se matar na academia e depois comer chocolate e doces em excesso ou maneirar no cardápio durante a semana e só comer gordices de sábado e domingo não vai levar você a um resultado satisfatório.

Se houver a carência de nutrientes, não haverá energia e disposição para as atividades físicas, sem contar que não fará bem para a saúde, e emperrará o emagrecimento. Além disso, segundo a professora de nutrição Flávia da Silva Santos, o consumo alimentar adequado auxilia a perda de peso através da manutenção de um gasto calórico para a metabolização dos alimentos. Confira algumas dicas para cada refeição!

Frutas: laranja, kiwi, morangos, metades

Foto iStock.com/Getty Images

 

Café da manhã

Carboidratos complexos (pães integrais, aveia ou biscoito integral) + proteína (leite desnatado ou derivados) + uma fruta (maçã, mamão ou banana).

Lanche da manhã

Frutas (banana, maçã, pera, uva e goiaba) ou frutas secas (damasco, passas, banana desidratada e maçã desidratada) ou frutos oleaginosos (nozes, castanha, macadâmia e avelã) ou iogurte.

 

arroz integral, salmão e legumes

Foto iStock.com/Getty Images

 

Almoço

Carboidrato complexo (arroz ou macarrão integral) + proteína (peixe, frango, carne vermelha magra) + leguminosas (feijão, lentilha…) + hortaliças (legumes e verduras) + fonte de gordura saudável (azeite) + fruta (pera, abacaxi ou maçã).

Lanche da tarde

Cereal integral (pão, biscoito e torrada) ou tapioca ou iogurte + fruta (maçã, banana, pera, uva, abacaxi e laranja).

Jantar

“A recomendação é semelhante a do almoço, porém, em menores quantidades, visto o nosso gasto calórico diminuir com o passar do dia”, explica a profissional.

 

Leia também:

Consultoria Flávia da Silva Santos, professora de nutrição