Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja essas curiosidades sobre a pipoca
Veja essas curiosidades sobre a pipoca - Shutterstock

Receitas

Você sabia? 7 curiosidades sobre a pipoca

Conheça fatos interessantes e curiosidades sobre a pipoca, esse alimento tão amado por todos na hora de um cineminha

Quem não adora uma boa pipoca no cinema ou enquanto assiste a um filme em casa, não é mesmo? Esse alimento agrada quase todos os paladares, seja em sua versão com sal, manteiga, açúcar, caramelo, chocolate em pó ou qualquer outra.

Porém, você sabe por que o alimento estoura? De onde surgiu seu nome? Se é bom ou ruim para a saúde? São vários os fatos bem interessantes sobre ele que muita gente desconhece.

A seguir, confira 7 curiosidades sobre a pipoca:

Por que a pipoca estoura?

Uma das curiosidades mais interessantes e mais procuradas sobre a pipoca é justamente o porquê de ela estourar. Os astecas, que já consumiam esse alimento, acreditavam que era porque existiam espíritos dentro da casca do milho, porém hoje já se sabe a explicação científica para esse fenômeno.

O que acontece é que os grãos de milho têm bastante água. Quando esquentados, esse líquido todo evapora e, por isso, ocorre o estouro da casca, transformando o milho em uma massa de amido e fibras.

O nome “pipoca”

A palavra “pipoca” vem do tupi e quer dizer algo como “milho arrebentado”. Faz sentido, né?

Origem desconhecida

Até hoje, não se sabe exatamente a origem da pipoca. O que já é de conhecimento dos pesquisadores é que povos indígenas do norte do continente americano já a consumiam antes da chegada de Colombo. Naquela época, uma das formas mais comuns de preparar a pipoca era colocando um espeto com a espiga de milho inteira no fogo.

Popularidade durante a Grande Depressão

Outra entre as curiosidades interessantes sobre a pipoca é que ela ficou bem popular nos Estados Unidos durante o período conhecido como a Grande Depressão, iniciado em 1929. Um dos motivos para isso é o preço acessível do alimento para a população mais pobre.

O tipo certo de milho

Você sabia que existe um tipo de milho específico para pipoca? Isso mesmo! Ele nasce em plantas menores e mais frágeis e têm uma maior capacidade de expansão. Isso torna o estouro mais fácil e a pipoca mais macia do que se fosse feita com milho comum.

Cerimônias com a pipoca

Os povos indígenas astecas faziam várias cerimônias usando a pipoca. Havia uma, por exemplo, na qual mulheres dançavam usando coroas feitas com o alimento.

Boa para a saúde

Pode não parecer, contudo a pipoca é sim boa para a saúde. Ela contribui para uma boa digestão, é fonte de potássio e vitaminas do complexo B, auxilia no controle do colesterol, entre outros benefícios. O único problema é o excesso de sal, manteiga e outros ingredientes colocados nela. Ou seja, maneire nesses adicionais e aproveite uma pipoca bem mais saudável!

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Pets

Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais

Amor e Sexo

Segundo pesquisa, Geração Z é a mais propensa a buscar por relacionamentos abertos ou não monogâmicos no geral

Receitas

Algumas pessoas tendem a chorar sempre que estão cortando cebola, mas é possível usar alguns truques para diminuir o problema