RECEITAS

Refeição rápida: 7 dicas para agilizar na cozinha!

Com a correria do dia a dia fica difícil perder tanto tempo cozinhando, não é? Por isso, separamos 7 dicas para você fazer uma refeição rápida deliciosa!

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/07/2016 às 09:07
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com a correria do dia a dia e as responsabilidades cada vez maiores, acaba sobrando pouco tempo para fazer o que gostamos, como ficar com a família, ler um bom livro, ir ao cinema… Uma das coisas de que não podemos abrir mão é cozinhar diariamente, seja para uma refeição rápida ou para uma ocasião especial. E que tal se você puder agilizar e perder menos tempo dentro da cozinha? Trouxemos dicas infalíveis que aliam a criatividade com a praticidade e vão ajudar a fazer seu tempo render muito mais!

Prato simples com arroz, feijão e peito de frango empanado.

FOTO: iStock.com/Getty Images

Fique de olho!

  • Planeje as refeições para utilizar primeiro os produtos com a data próxima ao vencimento. Assim, você libera espaço para novas compras.
  • Jogue fora o que venceu e aproveite as sobras de comida em novos pratos, usando outros ingredientes do armário.

Refeição rápida, mas com gostinho caseiro

  • Outra dica valiosa para economizar seu tempo na cozinha e ainda deixar suas receitas com aquele toque especial é deixar um tempero pronto na geladeira para usar sempre que precisar. É simples: bata no liquidificador 150g de alho, 1 maço de cebolinha e 1 maço de salsinha. Junte 1kg de sal e misture até formar uma pasta. Guarde em potes de vidro na geladeira por até 1 mês e use em seus pratos.
  • Se você gosta de variar no tempero, mas sempre utiliza alho em suas receitas, compre 1/2kg de alho e bata no liquidificador, no processador ou amasse em um pilão, até ficar bem moído. Guarde em potes com tampa na geladeira por até 15 dias e use sempre que precisar. Não se preocupe se ele ficar com uma coloração esverdeada, é normal e não está estragado.

SAIBA MAIS

Estrogonofe com frango desfiado

15 dicas para preparar um almoço de domingo em família!

Carne suculenta: 12 dicas para deixar o prato ainda mais saboroso

Arroz com frango à passarinho

Aproveite o frango!

  • Com frango desfiado e um pouco de criatividade, dá para preparar várias receitas superpráticas e deliciosas, que ajudam a variar muito no cardápio do dia a dia. Deixe sempre em sua geladeira ou congelador e use para preparar recheios de tortas e lanches, patês, refogados, arroz…
  • Cozinhe peitos de frango em uma panela com água e um tablete de caldo de galinha – ele ajuda a amaciar a carne –, deixe descansar por 10 minutos, escorra e espere esfriar por completo. Com o auxílio de dois garfos, solte os pedaços de carne até que esteja desfiado ou corte o frango em pedaços menores e bata na batedeira, aos poucos, em velocidade mínima, até que fique do tamanho desejado. Guarde em potes com tampa na geladeira por até 5 dias ou no congelador por 1 mês e tempere na hora de consumir.

Congele!

Para ter uma refeição fresquinha e prática, que tal congelar alguns alimentos que levam mais tempo para serem preparados? Você pode cozinhar o feijão sem tempero e congelá- -lo por até 1 mês. Assim, é só temperar na hora de consumir.

Texto: Nathalia Boni