Com heranças indígenas, portuguesas e africanas, as receitas de comida caipira têm carne-seca, mandioca e farinha de milho. Aprenda a fazer!
por Redação Alto Astral
Publicado em 04/12/2020 às 18:00
Atualizado às 18:00
Passadas de geração em geração, as receitas de comida caipira fazem parte da memória cultural de muitos brasileiros. Isso porque seus ingredientes são heranças indígenas, portuguesas e africanas, que deram origem a vários hábitos e pratos que consumimos diariamente.
As receitas que resultaram da mistura dessas descendências foram largamente compartilhadas pelos tropeiros na época do Brasil colonial – que levavam mercadorias por várias regiões do país. Por isso, suas refeições precisavam ser preparadas com ingredientes que durassem mais tempo, como carne-seca, mandioca e farinha de milho. Confira algumas inspirações adaptadas e escolha a sua!
Linguiça, couve, arroz, ovos e aqueles temperos que não podem faltar para uma comida boa… Melhor do que tudo isso é só o tempo de preparo, que não demora mais de 30 minutos!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio e frite a calabresa até dourar. Junte o alho e a couve e refogue até murchar. Adicione o arroz, o ovo cozido, sal e cheiro-verde e refogue por 3 minutos. Transfira para uma travessa e sirva.
Dois pratos em um só. Esse frango caipira com purê de mandioquinha vai ser a estrela do próximo almoço em família. Além de trazer aquele gostinho de receita de vó!
Ingredientes:
Purê:
Modo de preparo:
Em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e frite a cebola até murchar. Junte o tomate e refogue por 3 minutos. Adicione o frango, o milho e refogue por 5 minutos. Tempere com sal, pimenta, salsa e reserve. Para o purê, em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga, coloque a mandioquinha e refogue por 3 minutos. Acrescente o creme de leite, misture e tempere com sal. Sirva o frango com o purê de mandioquinha e, se desejar, decorado com ramos de salsa.
Massa leve com recheio bem molhadinho. Essa torta é uma verdadeira explosão de sabor. Perfeita como entrada, acompanhamento principal ou lanche da tarde!
Ingredientes:
Recheio:
Modo de preparo:
Para o recheio, em uma panela, aqueça o azeite, em fogo médio, e frite a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o tomate, o extrato, a ervilha, o milho e refogue por 3 minutos. Acrescente o frango, o cheiro-verde, sal, pimenta e cozinhe por mais 3 minutos. Desligue e deixe esfriar. Bata no liquidificador o milho, o leite, o óleo, os ovos e o sal até homogeneizar.
Transfira para uma tigela, acrescente a farinha e o fermento, misturando com uma colher. Despeje metade da massa em uma fôrma de 30cm x 22cm untada e enfarinhada. Espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até assar e dourar. Deixe amornar, corte em quadrados e sirva.
Se estamos falando de receitas de comida caipira, é óbvio que uma boa pururuca não poderia ficar de fora, né? Macia e de corte fácil, fica ainda mais deliciosa com a acidez do molho de limão!
Ingredientes:
Molho:
Modo de preparo:
Coloque a leitoa em uma panela com o louro, cubra com água e cozinhe por 40 minutos, em fogo médio. Escorra. Tempere com o alho, o limão, sal, pimenta e cheiro-verde. Deixe descansar na geladeira, coberta, por 4 horas. Para o molho, misture todos os ingredientes em uma tigela e mantenha na geladeira. Retire a leitoa da marinada. Aqueça um tacho ou panela grande e larga com óleo. Frite a leitoa, aos poucos, até dourar e pururucar. Escorra sobre papel-toalha e sirva acompanhada do molho.
Quem não adora uma farofinha bem molhada e com gosto caseiro? Essa receita é prática e perfeita para acompanhar carnes e feijão!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Coloque o coração em uma panela de pressão, junte o caldo de carne, cubra com água, tampe e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Escorra, pique os corações e reserve. Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura até dourar.
Junte o coração picado e refogue até dourar levemente. Adicione a manteiga, a cebola, o pimentão e refogue até amaciar. Acrescente o milho, a couve e deixe murchar. Junte a azeitona, a farinha e misture até incorporar. Tempere com sal, pimenta, salsa, desligue, transfira para uma travessa e sirva em seguida.
Ideal para quem adora um passo a passo fácil de receitas caipiras. O tempero é a chave, além da aveia, que ainda é ótima para a saúde!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ovos, o milho, o óleo, o leite e sal até obter uma massa homogênea. Acrescente orégano, cheiro-verde, a aveia, o parmesão, o fermento e bata usando a tecla pulsar, até misturar. Adicione o frango desfiado, o tomate e misture com uma colher ou espátula. Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 22cm de diâmetro untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar levemente. Retire do forno, deixe amornar, desenforme e sirva em seguida.
A combinação de milho com curau é a própria definição dessas receitas típicas. E, se a versão tradicional do bolo já é gostosa, imagina a recheada!
Ingredientes:
Recheio e cobertura:
Calda:
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o milho verde, o leite, o açúcar, a manteiga e os ovos até ficar homgêneo. Despeje em uma vasilha, adicione o fermento e a farinha peneirada, misturando delicadamente com uma colher. Despeje em uma fôrma de 24cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até que ao enfiar um palito no centro, ele saia limpo.
Deixe esfriar e desenforme. Para o recheio/cobertura, bata o milho, o leite e a maisena no liquidificador até ficar homogêneo. Passe por uma peneira fina apertando para sair todo o líquido. Transfira para uma panela. Adicione o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo até soltar do fundo da panela. Tire do fogo, misture o creme de leite e deixe esfriar coberto com filme plástico para não formar película.
Para a calda, misture o leite de coco, o leite e o açúcar em uma panela. Leve ao fogo baixo, deixe levantar fervura e retire. Corte o bolo ao meio com uma faca de pão ou linha. Regue uma parte da massa com metade da calda, espalhe o recheio, coloque a outra massa e regue com o restante da calda. Polvilhe com canela em pó e açúcar misturados. Sirva em temperatura ambiente ou gelado.
O feijão está presente na mesa da maioria dos brasileiros. Que tal incrementar as receitas tradicionais de comida caipira com carnes suínas?
Ingredientes:
Modo de preparo:
Deixe o feijão de molho em água por 1 hora. Escorra, coloque o feijão em uma panela de pressão com o louro, o alho inteiro e cubra com água até 3 dedos acima do feijão. Tampe e cozinhe por 10 minutos, em fogo baixo, depois de iniciada a pressão. Espere a pressão sair naturalmente e abra a panela. Reserve o feijão em uma vasilha.
Aqueça a panela de pressão com o óleo, em fogo médio, e frite o alho picado até quase começar a dourar. Adicione a calabresa, o pernil, o bacon e frite por 3 minutos ou até dourar. Acrescente a cebola e frite por 2 minutos. Despeje o feijão com o caldo e sal a gosto. Tampe e cozinhe por 5 minutos, em fogo baixo, depois de iniciada a pressão ou até o feijão amaciar e o caldo engrossar. Despeje em uma travessa e sirva.
Lombo suíno, filé-mignon, queijo coalho e aquela pimenta para dar um sabor extra. Não ache que os espetinhos servem apenas para dias de churrasco, pois essa receita também é ótima para acompanhar o almoço ou jantar!
Ingredientes:
Farofa:
Modo de preparo:
Para a farofa, aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite a cebola e o pimentão até dourar. Junte a farinha, sal, cheiro-verde, misture e desligue o fogo. Tempere o lombo e a carne com o alho, sal e pimenta. Em espetinhos de madeira para churrasco, intercale cubos de carne, queijo e lombo, repetindo até acabarem os ingredientes. Coloque em uma fôrma untada, regue com azeite e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até dourar. Retire e sirva com a farofa.
O bolo de formigueiro também entra para o ranking de receitas de comida caipira mais presentes na mesa dos brasileiros. Vale a pena experimentar essa versão com mandioca!
Ingredientes:
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o granulado, até que a mistura fique homogênea. Misture o granulado com uma colher. Despeje o conteúdo em uma fôrma de bolo inglês untada e enfarinhada e leve ao forno médio por 50 minutos.
Texto: Vítor Ferreira | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha
Leia também:
Leia também