Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Por que tomar café dá vontade de ir ao banheiro? Médico explica
O café pode aumentar a vontade de ir ao banheiro - Foto: Shutterstock

Receitas

Por que tomar café dá vontade de ir ao banheiro? Médico explica

Além de aumentar a energia do organismo e combater o cansaço, o café também pode estimular o trânsito intestinal

O café é uma bebida amplamente conhecida por aumentar os níveis de energia do organismo, combatendo o cansaço. Mas você sabia que em algumas pessoas ele também pode estimular o trânsito intestinal? Pois é!

Para entender o motivo disso, o Alto Astral consultou a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, que nos explicou por que tomar café pode dar aquela vontade urgente de ir ao banheiro. Confira! 

Por que isso acontece?

Segundo a especialista, o café possui substâncias que aumentam o movimento do nosso intestino, estimulando a evacuação. “As melanoidinas são compostos formados na torrefação do café que agem na melhora da digestão e constipação intestinal”, explica. 

Essas substâncias são responsáveis pelas contrações do trato gastrointestinal, por isso é comum sentir contrações musculares depois de consumir aquele cafezinho após o almoço ou no fim da tarde, por exemplo.

Efeito do café no intestino

Ainda de acordo com a nutróloga, assim como o café com cafeína, a opção descafeinada da bebida também pode estimular o intestino e dar vontade de ir ao banheiro depois de consumir a bebida. 

Um estudo publicado em 1998 revelou que o café descafeinado tinha efeito estimulante no cólon semelhante ao do café comum, enquanto uma xícara de água quente não tinha tal efeito. 

Durante um período de 10 horas, os participantes consumiram a bebida quente, descafeinada, água ou uma refeição em ordem aleatória. Ambos os tipos de café e uma refeição causaram mais contrações e pressão no cólon, em comparação com a água.

O café com cafeína foi 60% mais eficaz do que a água na estimulação da atividade motora do cólon e 23% mais impactante do que o descafeinado. Para a especialista, isso confirma que a bebida possui, sim, influência sobre o intestino. 

“Estudos vêm sendo feitos mostrando que apesar do café com cafeína ativar mais o intestino, isso também ocorre com o descafeinado. Mesmo sem total conhecimento, está clara a ação do café no trato gastrointestinal”, finaliza Vilela.

Mais notícias como essa

Saúde

Muitas pessoas acreditam em mitos sobre a dengue e, por isso, acabam não se protegendo da forma correta contra o Aedes aegypti

Receitas

Saiba como fazer um quiabo perfeito, sem baba e sequinho, para preparar uma receita deliciosa com carne moída

Pets

Veterinária explica por que doenças parasitárias em pets são mais comuns no verão, quais são elas e como prevenir e tratar

Finanças e Empreendedorismo

Especialista comenta quais são os aparelhos “gastões” e explica truques para diminuir a conta de energia da sua casa