RECEITAS

Linhaça emagrece? Saiba tudo sobre essa poderosa semente!

A linhaça traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. Afinal, linhaça emagrece? Nós te mostramos por que vale a pena incluí-la na sua alimentação diária!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/07/2016 às 11:13
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Essa sementinha está na moda e tem sido acrescentada nos cardápios de muita gente. Mas você sabe quais são os benefícios que o consumo regular de linhaça pode trazer à sua saúde? Afinal, linhaça emagrece? A nutricionista Brunna Maria Reis explicou tudinho pra gente!

Uma colher de madeira com um punhado de linhaça.

FOTO: Shutterstock.com

Linhaça emagrece?

A linhaça é um alimento funcional, pois traz diversos benefícios à saúde. Fonte de ácidos graxos, ômega 3 e 6, vitaminas, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, manganês e selênio, essa semente é uma poderosa aliada do nosso organismo. Isso porque esses nutrientes ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a evitar coágulos no sangue ao diminuir as taxas de colesterol ruim (LDL) e aumentar as de colesterol bom (HDL). Além disso, a linhaça é capaz de reduzir o envelhecimento celular e fortalecer o sistema imunológico. Devido ao seu alto teor de fibras solúveis e insolúveis, a semente auxilia no funcionamento do intestino e promove a sensação de saciedade, que pode auxiliar quem está de dieta. Ela ainda ajuda no controle dos sintomas da TPM e da menopausa e previne o câncer de mama por causa de uma substância chamada lignana, presente em grandes quantidades na linhaça.

SAIBA MAIS

Farofa de linhaça

Canela, gengibre e pimenta turbinam o emagrecimento!

O que a chia tem? Saiba os benefícios dessa poderosa semente!

13 alimentos ricos em fibras para você investir!

Como consumir?

É importante deixar claro que a linhaça não perde as suas propriedades nutricionais quando submetida ao cozimento. “Pelo contrário, esse processo torna os poderes da linhaça ainda mais ativos”, explica Brunna. A farinha de linhaça pode ser usada em receitas de pães e massas para aumentar a quantidade de fibras. Outra dica é acrescentar a linhaça triturada durante o cozimento de feijão ou sopa.

Quantidade ideal

“A melhor forma para consumir a linhaça e absorver seus nutrientes é triturada, pois quando consumida inteira, ela passa pelo trato gastrointestinal sem sofrer digestão, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico”, explica a nutricionista. A quantidade de consumo recomendada é de aproximadamente 2 colheres (sopa) de linhaça por dia. E os excessos também podem ser prejudiciais: “tudo o que consumimos em excesso pode trazer algum problema. O excesso de linhaça pode prejudicar a absorção de nutrientes”, afirma.

Texto: Paula Brait

Consultoria: Brunna Maria Reis, nutricionista