RECEITAS

7 dicas para usar ovos sem errar

Confira dicas para fazer receitas perfeitas usando ovos sem desperdiçar nada! Dá para evitar o cheiro, saber a melhor temperatura, deixar o bolo fofinho...

None
Foto: Shutterstock

por Lirian Coelho
Publicado em 12/12/2016 às 13:44
Atualizado às 19:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ovo é um dos ingredientes básicos da cozinha, mas é necessário atentar para alguns detalhes. Confira as dicas para fazer receitas perfeitas e não desperdiçar nada!

Ovos frescos de galinha na tigela com pano de prato e batedor de arame ao lado.

Foto: Shutterstock

1. Além de checar a data de validade, verifique se o ovo está fresco, colocando-o em um copo com água. O ovo fresco é pesado e pousa no fundo do copo. Se estiver estragado, ele boiará na superfície da água.

2.Não quebre os ovos diretamente na tigela em que estiver preparando a receita, pois se ele estiver estragado você perderá os demais ingredientes. Quebre em uma xícara e depois acrescente à mistura.

3. Para que a receita não fique com cheiro de ovo, basta peneirar as gemas, retirando a película que a protege. Para isso, coloque as gemas em uma peneira, faça um furo e deixe pingando em um recipiente. Não esfregue com a colher para não passar a película pela peneira.

4.Para eliminar o cheiro de ovos em copos, xícaras e outros utensílios, basta colocar café coado sem açúcar e deixar por alguns minutos. Para economizar, utilize o pó de café que sobra depois de coado.

5.Use sempre os ovos em temperatura ambiente. Assim ele incorpora mais ar quando é batido, favorecendo a consistência e a estrutura do bolo. Se eles estiverem na geladeira, retire alguns minutos antes de usar.

6. Ao bater claras em neve, quando estiver quase no ponto, adicione uma pitada de sal. Isso evita formação de líquido no fundo.

7.Separe as gemas e bata as claras em neve à parte, para só depois misturar com os demais ingredientes da massa. Isso deixa o bolo mais fofo.

LEIA TAMBÉM