RECEITAS

12 dicas para facilitar a vida de quem é um desastre na cozinha

Você é um desastre na cozinha? Veja algumas dicas para facilitar sua vida

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/06/2016 às 12:19
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Comer é uma delícia e todo mundo ama, mas cozinhar é uma arte que só os mais fortes dominam. Se você é uma das pessoas que são um desastre na cozinha, confira algumas dicas para te ajudar nessa luta diária de preparar uma refeição:

desastrenacozinha

1- Tenha um cardápio pré-planejado

Ter em mente o prato que pretende fazer pode ajudar muito na hora do preparo. Além de economizar o tempo que você gastaria pensando, agiliza o processo, pois você pode deixar alguns ingredientes encaminhados.

rihannapensando

2- Use o final de semana para agilizar suas receitas

Deixar as folhas da salada lavadas e separadas, cozinhar e desfiar o frango, pré-cozinhar os legumes e picados ou até mesmo preparar seus temperos previamente pode ajudar muito na hora de cozinhar a refeição, já que as chances de fazer bagunça são menores.

3- Lave a louça antes de começar a cozinhar

Com a louça limpa e guardada, fica muito mais fácil ter uma visão geral do que você está fazendo e os utensílios estarão livres para serem utilizados, sem precisar parar tudo para procurar ou limpar algo.

louça

4- Para preparar ovos cozidos

Quem é um desastre na cozinha geralmente não se dá bem com ovos cozidos. Por serem frágeis, eles se quebram facilmente e  são difíceis de serem descascados sem retirar parte da clara junto. Uma dica para descascar sem estragar o ovo é quebrá-lo ainda um pouco quente e depois colocá-lo em água fria por alguns minutos. Assim a água irá entrar no ovo e a casca sairá mais fácil. Para os mais radicais, existe essa técnica também:

5- Para empanar coisas

Alimentos empanados são deliciosos, mas fazem uma sujeira sem igual na cozinha. Uma boa dica para manter sua cozinha limpa e não se atrapalhar na hora de empanar carnes, frangos ou legumes é colocar a farinha dentro de um saco plástico, colocar o alimento dentro e chacoalhar: Voilà, um empanado saindo sem sujeira!

6- Use e abuse do micro-ondas

Um dos principais aliados dos desastrados na cozinha é o micro-ondas. Aproveite o eletroeletrônico para fazer o máximo de coisas que puder: fazer arroz, descongelar carnes, cozinhar legumes e etc. Assim, as chances de algum desastre acontecer é muito menor!

micro-ondas

7- Aproveite as sobras

Não menospreze as sobras de comida: elas podem ser sua salvação em um dia corrido. Arroz, legumes e bolos podem virar receitas ótimas e rápidas como arroz de forno, virados, omeletes e pavês.

8- Lembre de descongelar a carne com antecedência

Nada é pior do que chegar em casa com fome e na hora de preparar sua refeição, se dar conta de que esqueceu de descongelar a carne ou o frango. Tente sempre tirar do congelador no dia anterior, para não perder tempo na hora de cozinhar. Mesmo assim esqueceu e precisa descongelar para ontem? Experimente colocar algumas gotas de vinagre na água e deixar o ingrediente que precisa ser descongelado de molho nessa mistura.

carne

9- Sempre verifique se você tem todos os ingredientes antes de começar

Você está todo empolgado dando o seu melhor na cozinha quando percebe que faltou algum ingrediente da receita… Nada é pior, não é? Por isso, verifique sempre tudo o que precisa antes de começar a cozinhar. Isso poupa tempo e decepções!

10- Como salvar o arroz queimado

gif comendo

Esqueceu o arroz no fogo e ele queimou? Não se desespere, há solução! Primeiro, tire a parte que não foi queimada e coloque em outro recipiente. Depois, coloque uma cebola partida ao meio por aproximadamente 10 minutos, para absorver o gosto de queimado. Uma fatia de pão também funciona.

11- Feijão ou molho salgado demais

Para consertar o sal do feijão ou do molho que ficou salgado demais, basta colocar uma batata para cozinhar junto com a receita. Ela absorverá o sal e você salvará sua tão preciosa refeição.

12- Aposte em ingredientes coringas

Ingredientes como bacon, creme de leite, molho de tomate, queijo e ovos são coringas e melhoram qualquer receita que não saiu do jeito esperado. Se sua habilidade na cozinha não é das melhores, invista neles!

bacon

Depois dessas dicas fica muito mais fácil arrasar na cozinha, não é?

beyonce-cozinhando