Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Conheça o Dia Mundial Sem Carne e aprenda uma receita vegetariana deliciosa para adotar no cardápio
Consumo de carne impacta a saúde e o meio ambiente - Foto: Shutterstock

Receitas

Dia Mundial Sem Carne: entenda a origem da data

Conheça o Dia Mundial Sem Carne e aprenda uma receita vegetariana deliciosa para adotar no cardápio

Nesta quarta-feira (20), comemora-se o Dia Mundial Sem Carne. A data visa conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos do consumo excessivo de carne na saúde e no meio ambiente. 

A campanha, criada em 1985 pela organização sem fins lucrativos Farm Animal Rights Movement (FARM), levanta debates sobre os direitos dos animais e encoraja a população a seguir um estilo de vida vegetariano ou vegano.

No Brasil, o Dia Mundial Sem Carne ganhou força em 2014, quando a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fez ações conjuntas com mais de 20 restaurantes pelo país para incentivar a alimentação vegetariana por um dia.

De acordo com a SVB, a produção de carnes representa parcela significativa das emissões de gases estufa no planeta, além de contribuir para o desperdício de água e o desmatamento. 

A associação aponta que, sem o consumo de proteína animal por um dia, 11 kg de gás carbônico deixariam de ser liberados na atmosfera, 60 litros de água seriam economizados e 24 mil metros quadrados de terra seriam poupados.

Avanço do veganismo 

Desde 2018, o número de vegetarianos no Brasil aumentou em aproximadamente 20%, o que representa um quinto da população, ou seja, 40 milhões de brasileiros, de acordo com dados do Ibope.

A nutricionista Lívia Lima, da rede hortifruti Natural da Terra, explica que, “quando a pessoa opta por uma alimentação vegetariana ou vegana, é importante que inclua no seu dia a dia fontes de proteína vegetal completa, aquelas capazes de substituir o alimento de origem animal”. 

Exemplos desse tipo de proteína são os grãos como feijão, grão-de-bico, lentilha, sementes como quinoa, chia, amêndoas e aveia, entre muitas outras. 

Além disso, Lívia informa que é necessário suplementar a vitamina B12, cuja obtenção é mais difícil para aqueles que adotam uma dieta vegetariana ou vegana, já que as principais fontes dessa vitamina são alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e laticínios. 

Receita vegetariana

Para ajudar a tornar a refeição deste dia muito nutritiva e saborosa, a nutricionista Lívia Lima sugere uma receita vegetariana que também é muito fácil de fazer. Veja abaixo:

Salpicão vegetariano

Ingredientes

  • 1 cenoura ralada sem casca
  • 1 inhame médio
  • ½ xícara de uva-passa
  • ½ maçã picada
  • ½ xícara de milho-verde
  • ½ xícara de lentilha cozida
  • 1 xícara de brócolis
  • ¼ xícara de água
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de café de páprica defumada
  • Sal e cebolinha a gosto
  • Batata palha para finalizar

Modo de preparo

Em uma panela, cozinhe o inhame em fogo médio. Em seguida, retire a casca. No liquidificador, bata o inhame com alho, sal e água até chegar a um creme homogêneo. Reserve. Em um recipiente, misture a cenoura, o milho, as uvas, a maçã, a lentilha, o brócolis e temperos. Acrescente o creme de inhame e misture tudo. Despeje a mistura em uma travessa e finalize com batata palha. Leve para a geladeira e sirva gelado. 

Mais notícias como essa

Pets

Certas raças de cães consideradas mais “reativas” ou perigosas devem usar focinheira segundo a lei; entenda se a do seu pet entra nisso

Beleza

Para não ter que ficar testando todas as combinações antes de sair, veja essas dicas para usar acessórios e decotes que ficam bem juntos

Estilo de Vida

Exercícios de mobilidade são fundamentais para prevenir problemas que restringem a movimentação do corpo

Saúde

Malformação congênita pode ser tratada por meio de cirurgia antes mesmo do nascimento; entenda o procedimento