RECEITAS

Qual tipo de carne mais combina com cada receita?

Você fica em dúvida sobre qual tipo de carne escolher? Se a resposta é sim, essa é a sua chance de entender quais as diferenças e fazer pratos incríveis!

None
Acabe com as dúvidas na hora de comprar carne! | FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/07/2017 às 13:13
Atualizado às 13:13

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Elas recebem vários nomes, podem ser preparadas de diversas maneiras, são fontes de proteína e vão bem combinadas com muitos alimentos. No entanto, saber qual tipo de carne mais combina com cada receita pode parecer uma tarefa complicada, mesmo para quem já está acostumado a cozinhar. Para te ajudar, vamos explicar com fotos, quais são os principais tipos de corte e qual a melhor forma de prepara-los, além de lhe dar algumas dicas para deixa-las ainda mais suculentas!

Entendidas as diferenças, confira algumas dicas de preparo sobre as carnes mais consumidas no Brasil:

  1. FRALDINHA | Limpe a peça antes de assar porque é uma carne com muitas gorduras e nervos. Asse no espeto ou corte em bifes grossos e asse na grelha.
  2. MAMINHA | Pode ser confundida com a picanha, já que também possui formato triangular. No entanto, não apresenta a capa de gordura em nenhum dos lados. Pode ser assada inteira no espeto ou na grelha.
  3. COSTELA | Leve a costela à churrasqueira com o lado do osso para baixo. Quando esta parte estiver bem assada, vire para o outro lado. O tempo de cozimento é mais longo, cerca de 6 ou 7 horas. A dica é embrulhar em papel-alumínio ou celofane para que fique mais macia e molhadinha. Retire o papel para dourar e sirva!
  4. PICANHA | É fácil reconhecer por causa da camada de gordura que envolve a peça e também por seu formato triangular. É a capa de gordura que garante maciez e sabor à carne, por isso, não a retire. Ideal para ser assada no espeto, em postas grossas. Deve pesar no máximo 1,5kg. Peças mais pesadas trazem junto um pedaço de coxão duro. O ponto certo é o malpassado ou ao ponto.
  5. ALCATRA| Vai muito bem assada em cubos (espetinhos) ou em bifes, mas também pode ir inteira ao espeto. Retire o excesso de gordura para dar um melhor formato à peça.

LEIA MAIS