Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja qual ave natalina escolher neste Natal
Veja qual ave natalina escolher neste Natal - Shutterstock

Receitas

Chester ou peru? Saiba qual a melhor opção para o Natal

Entenda quem vence a batalha do Natal entre chester e peru em questão de preço, sabor, saúde e emagrecimento

Na maioria das famílias brasileiras, não dá outra: chegou o Natal, é hora de comer chester. A ave é muitas vezes o prato principal da ceia, acompanhada de arroz, farofa, maionese e batata. Enquanto isso, em alguns outros países, como os Estados Unidos, a tradição é outra e o peru é que é a ave consumida.

Mas qual das duas aves será a melhor opção? Em relação ao sabor e aspectos pessoais, é uma questão de gosto. O peru tem um sabor mais acentuado, além de não ser um animal modificado geneticamente; por outro lado, o chester costuma ser mais macio e suculento e tem mais carne nas coxas e peito.

Para quem busca o melhor preço, as aves costumam estar praticamente empatadas, sendo opções mais baratas do que outas carnes.

Sobram as questões ligadas à saúde e à dieta na hora de fazer a escolha. Entenda a seguir como fica a competição entre chester e peru e escolha qual deles vai integrar a sua ceia de Natal:

Natal saudável e sem fugir da dieta: qual escolher?

A saúde é um critério fundamental na hora de fazer qualquer decisão alimentícia. Porém, no caso do chester e do peru, essa questão não tem uma resposta simples.

Geralmente, o peru contém menos sódio que o chester, podendo ser uma melhor opção. Ainda assim, a nutricionista Rita Novais ressalta a relevância de se verificar a quantidade nas embalagens, já que isso não é uma regra e varia entre as marcas.

“Para as pessoas portadoras de alergia alimentares, é importante ainda olhar a lista de ingredientes do produto, que podem conter ingredientes ou traços de ingredientes alergênicos (soja, ovo, leite, oleaginosas, etc)”, complementa a especialista.

Servir o chester ou peru com acompanhamentos saudáveis é uma dica da profissional para tornar a ceia menos calórica. Aqui, a nutricionista indica:

  • brócolis no azeite
  • batata-doce corada
  • quinoa com cenoura e nozes picadas
  • farofa de banana
  • salada de folhas variadas
  • bolinho assado de mandioca

Evite exageros

Quem está tentando perder peso pode preferir o chester, por ter menor valor calórico, maior quantidade de proteína e menor quantidade de gordura. Dra. Rita explica que, baseado nos valores retirados do site da marca Perdigão, em 75g de chester (4 fatias) há em média 124 Kcal, 17 g de proteína e 6,1g de gordura. Em 72g de peru, os valores em média são 127kcal, 10,4g de proteína e 24g de gordura.

Em ambos os casos, o mais importante é não exagerar nas quantidades. Segundo a nutricionista, a “dose” ideal vai mudar de acordo com o peso e gasto metabólico da pessoa, que, em geral, fica em torno de 100g.

Mais notícias como essa

Saúde

Muitas pessoas acreditam em mitos sobre a dengue e, por isso, acabam não se protegendo da forma correta contra o Aedes aegypti

Receitas

Saiba como fazer um quiabo perfeito, sem baba e sequinho, para preparar uma receita deliciosa com carne moída

Pets

Veterinária explica por que doenças parasitárias em pets são mais comuns no verão, quais são elas e como prevenir e tratar

Finanças e Empreendedorismo

Especialista comenta quais são os aparelhos “gastões” e explica truques para diminuir a conta de energia da sua casa