Berinjela em farinha ou cápsula? Saiba qual é a melhor para o consumo!

As diferenças da berinjela em farinha e em cápsula são poucas, mas podem mudar todo seu objetivo! Saiba qual é a melhor opção para o que você procura.

- Foto: Shutterstock.com

A berinjela tem muitos benefícios como o combate ao colesterol ruim (LDL), proteção o coração, além de ser diurética e auxiliar no emagrecimento. Mas, qual a melhor forma de consumi-la, já que ela pode ser encontrada in natura, como farinha e em cápsulas?

Para reduzir o colesterol

A berinjela é indicada no tratamento contra o colesterol ruim, pois possui elevadas taxas de fibras e antioxidantes. Segundo um estudo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizado em 2010, a berinjela em farinha é a forma mais eficaz na redução do colesterol ruim (LDL), pois possui uma quantidade de fibras insolúveis superior às outras formas do legume.

Berinjela em rodelas

Foto: Shutterstock.com

Xô, gordurinhas!

Na luta contra a balança, tanto a farinha de berinjela quanto as cápsulas são muito eficientes! No organismo, a farinha de berinjela, por exemplo, se dissolve e transforma-se em gel, que absorve uma parte das gorduras e dos açúcares. Além disso, as fibras da farinha, em contato com a água no estômago, ganha volume e preenche o espaço, dando a sensação de saciedade, evitando a fome fora de hora. Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela UFRJ, mulheres que consumiram a farinha emagreceram mais que as que consumiram o legume in natura. Já as cápsulas funcionam da mesma forma, reduzindo a fome durante a dieta. Quando consumidas com água, as fibras presentes nas cápsulas aumentam de tamanho, preenchendo o estômago. Além disso, elas auxiliam no bom funcionamento do intestino e reduzem o nível de açúcar no sangue. O ideal é tomar uma cápsula de 300mg meia hora antes das três principais refeições, acompanhada de um copo de 250ml de água.

Farinha de berinjela x mix de grãos e cereais

Ambas são poderosas no emagrecimento quando utilizadas na dieta. Mas, qual a diferença entre a farinha de berinjela e o mix de ração e cereais? “A diferença é que a farinha de berinjela é um extrato seco, desidratado do alimento, já a ração humana é composta por um mix de cereais”, explica a nutricionista Vivian Zollar. Ou seja, a berinjela é um alimento pobre em calorias e gorduras, mas uma fonte rica em fibras. Já os cereais são boas fontes de carboidratos e contêm uma menor quantidade de fibras e micronutrientes. Mas lembre-se: ambos são complementos alimentares e não devem substituir as refeições. Pelo contrário, seus efeitos são mais eficazes quando acompanhados de uma boa alimentação!

LEIA TAMBÉM

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência