RECEITAS

Batata-doce: conquiste o corpo dos sonhos com a ajuda deste carboidrato!

Inclua a batata-doce no dia a dia e conquiste o corpo dos seus sonhos! Ela é um carboidrato aliado da dieta! Leia e saiba mais

None
Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/01/2017 às 14:52
Atualizado às 14:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O carboidrato sempre foi visto como o ‘vilão’ das dietas de emagrecimento e sempre é o primeiro alimento a ser cortado do cardápio quando o objetivo é perder peso. Mas, o que muitos não sabem é que, aliado aos exercícios físicos, ele pode queimar gorduras e ajudar a eliminar os quilinhos extras. Um dos alimentos que desempenha muito bem essa função é a batata-doce. O motivo? Ela é um carboidrato complexo altamente nutritivo que, além de fornecer a energia necessária para a prática de atividade física, principalmente aos exercícios aeróbicos, é também rica em fibras solúveis que ajudam em uma menor absorção de açúcar e colesterol pelo intestino. Por isso, ela se tornou a queridinha das dietas de emagrecimento. Confira!

Batata-doce

Foto: iStock.com/Getty Images

Seca-barriga

De acordo com a nutricionista funcional Carla Cotta, a batata-doce é um tubérculo que contém carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico. Apesar de ser calórica, ela facilita a perda de peso na medida em que evita os picos de insulina que poderiam estimular a reserva de gordura indesejada no abdome. “Ao consumir tal alimento, a liberação de glicose acontece de forma lenta e gradual, estimulando menos o hormônio anabólico da insulina que, dentre outras características, é responsável pelo armazenamento de gordura pelo corpo”, diz. Além disso, a presença de fibras em sua composição ajuda na sensação de saciedade, controlando o apetite e, com isso, contribuindo para a perda de peso. Entretanto, a profissional alerta para o fato de que as pessoas não devem se preocupar tanto com o peso que está marcado na balança, mas em enxugar a gordurinha excedente. “Ter massa magra é importante no processo de eliminação de gordura corporal. Não há um milagre para secar barriga”, completa Carla.

Energia para dar e vender!

Para manter o pique e a boa forma, Claudia Leitte não se descuida da alimentação e faz refeições leves a cada três horas, exceto no café da manhã, que passou a incluir diferentes raízes que garantem sua energia extra para enfrentar a agenda lotada de shows e eventos. Inhame, batata-doce e batata-barôa são servidas quentinhas, acompanhadas de uma proteína, como o cream cheese sem lactose. “Eu já estou cheia de energia. Aí três horas depois eu como uma coisa mais leve e no almoço também é sempre um prato leve. Mas meu café da manhã é batata doce. Se tiver todo dia, eu como todo dia”, contou a cantora em entrevista ao Purepeople.

Claudia Leitte

Foto: Denilson Silva/AgNews

Tudo na medida

Disciplina, força de vontade e uma alimentação regradíssima é o segredo das curvas de Juju Salimeni, ex-panicat e repórter do Legendários. A bela conta com a ajuda da mãe e de uma empresa de marmitas para organizar sua dieta e comer os alimentos preparados da forma correta, inclusive com todas as refeições pesadas e embaladas à vácuo. No almoço, por exemplo, ela recebe uma porção de batata-doce (150 gramas) com frango ou peixe (250 gramas). E seu segredo para não faltar pique na hora de malhar é comer batata-doce com energético sem açúcar. “Como não posso tomar pré-treino, pois passo mal, acabo tomando a bebida para dar energia antes de treinar”, revela ao Uol Estilo.

Juju Salimeni

Foto: Reprodução/Instagram

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Carla Cotta, nutricionista funcional; Fernanda Machado, nutricionista

LEIA TAMBÉM