Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Conheça alimentos que você deve incluir no cardápio de quem vive com diabetes
Conheça alimentos que você deve incluir no cardápio de quem vive com diabetes - Shutterstock

Receitas

6 alimentos de baixo índice glicêmico para quem tem diabetes

Pacientes com diabetes precisam de alimentos com baixa carga glicêmica; saiba quais opções se encaixam nesse quesito

Quem vive com a diabetes precisa tomar cuidados diferenciados com a saúde. Isso porque, a doença se caracteriza pela falta e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos no organismo.

Esse hormônio, produzido pelo pâncreas, tem como função transportar a glicose do sangue para o interior das células, para que o corpo use como fonte de energia. Por isso, é importante manter uma boa qualidade de vida e adotar hábitos saudáveis.

Entre eles, estão a prática de atividades físicas, o uso da insulina (no caso da diabetes tipo 1) e se medicar corretamente. Já com relação à alimentação, diabéticos devem priorizar ingredientes e alimentos com baixo índice glicêmico.

“Os alimentos que possuem menor carga glicêmica são os mais indicados em uma dieta para diabetes pois ajudam no controle da glicose, evitando picos na sua concentração sanguínea”, explica o nutricionista Antônio Wanderson Lack de Matos.

Se você quer saber quais são esses alimentos, continue a leitura! Separamos 6 opções para você incluir no seu cardápio semanal.

Aveia

A aveia conta com um tipo de fibra que absorve a glicose antes que o intestino consiga absorver e transportar esse açúcar para o sangue.

Linhaça

Ela oferece fibras e enzimas que ajudam a baixar o nível glicêmico de quem é diabético.

Canela

Com bioativos que ajudam a baixar a glicose sanguínea, a canela também é ideal para quem tem diabetes.

Vinagre de maçã

Ele atua nos receptores que fazem com que a glicemia entre nas células, baixando o nível de açúcar no sangue e diminuindo a resistência à insulina.

Amêndoas

As amêndoas são ricas em gorduras monoinsaturadas, taninos, flavonoides e vitamina E. Tudo isso atua como antioxidantes no organismo, impedindo os danos causados pelos radicais livres. O ingrediente também é fonte de cálcio e magnésio, o que ajuda a prevenir a osteoporose.

Peixes

Além de uma boa fonte de proteína, eles são ricos em ômega 3, uma gordura com ação anti-inflamatória que ajuda a controlar níveis de colesterol e glicemia no sangue. Nesse sentido, o nutricionista indica o consumo de truta, salmão, linguado e cavalinha.

Fora esses, outras gorduras boas, como as proteínas animal e vegetal de alto valor biológico e os carboidratos complexos são ideais para quem tem diabetes.

Fonte: Saúde em Dia

Mais notícias como essa

Saúde

Sintoma pode estar relacionado a problemas no ouvido, neurológicos, vasculares e emocionais ou até a deficiências nutricionais

Beleza

Unhas fracas e quebradiças? Confira aqui dicas valiosas para deixá-las mais fortes e resistentes

Pets

Muitos tutores de animais como gatos, coelhos e mini porcos têm dúvidas sobre se eles podem e devem usar coleira e passear

Beleza

A escolha de um bom hidratante e o uso de produtos cremosos são essenciais para garantir a make perfeita para a pele seca