Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Conheça os riscos que os agrotóxicos proporcionam à saúde e saiba como prevenir casos de contaminação
Agrotóxicos aumentam risco de câncer e outras doenças - Foto: Shutterstock

Receitas

Agrotóxicos em alimentos: veja como evitar riscos de contaminação

Conheça os riscos que os agrotóxicos proporcionam à saúde e saiba como prevenir casos de contaminação

De acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), realizado com dados de 2021, o Brasil lidera o ranking mundial em uso de agrotóxicos

O país utiliza mais agrotóxicos em suas lavouras do que a China e os Estados Unidos juntos, o que acende um alerta, já que o uso destas substâncias pode representar riscos significativos à saúde.

Riscos dos agrotóxicos

O médico nutrólogo do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ), Dr. Emeliano Folly, destaca os principais efeitos do causados pelos agrotóxicos no organismo:

1. Intoxicação aguda

A intoxicação aguda causada por agrotóxicos pode resultar em sintomas imediatos como náuseas, vômitos, tonturas, dores de cabeça, dificuldades respiratórias, convulsões e, em casos extremos, até mesmo coma e morte.

2. Efeitos crônicos

A exposição contínua a baixas doses de agrotóxicos ao longo do tempo pode levar a efeitos crônicos, como distúrbios neurológicos e hormonais, danos ao sistema imunológico, ao fígado e rins, problemas respiratórios, além de aumentar o risco de certos tipos de câncer.

3. Problemas no desenvolvimento

A exposição durante a gravidez ou infância pode levar a problemas cognitivos, comportamentais e até mesmo ao comprometimento do sistema nervoso central. Portanto, as crianças costumam ser mais suscetíveis aos efeitos nocivos dos agrotóxicos.

4. Alergias e sensibilidade

A exposição a essas substâncias pode desencadear reações alérgicas como erupções cutâneas, coceira, inchaço e dificuldades respiratórias, por exemplo.

Medidas de prevenção

Para prevenir a contaminação por agrotóxicos é importante adotar certos cuidados no dia a dia. O principal deles é a higienização correta dos alimentos antes de consumi-los. 

Segundo a nutricionista Vanessa Sousa, também do Hospital São Vicente de Paulo, frutas e legumes costumam ser os alimentos com mais agrotóxicos, já que contém poros que absorvem uma quantidade maior de toxinas. 

Abaixo, confira algumas recomendações da especialista para prevenir esse tipo de contaminação: 

  • Não compre alimentos muito grandes, pois o crescimento além do tamanho natural significa que foram expostos a uma grande quantidade de agrotóxicos. 
  • Prefira consumir alimentos da estação. A safra é o período no qual a planta tem todas condições favoráveis para crescer, sem a adição de substâncias químicas na lavoura.
  • Para identificar se o alimento está contaminado, verifique características como a cor do cabinho da fruta ou do legume e fique atento (a) à presença de uma substância mais clara, como um pozinho branco, que pode ser sinal de excesso de agrotóxico na região.

Como higienizar frutas e vegetais 

A higienização de frutas, legumes e vegetais folhosos é fundamental para evitar a intoxicação por agrotóxicos. Veja o passo a passo para higienizar os alimentos adequadamente. 

  • Caso o alimento tenha que ser consumido com casca, deixe-o de molho durante 30 minutos em uma solução composta por uma colher de chá de bicarbonato e um litro de água. Lave-o em água corrente para eliminar completamente o produto. 
  • No caso de vegetais folhosos, retire as folhas externas e lave-as separadamente em água corrente. Depois, deixe-as de molho durante 15 minutos em água clorada. A medida para esta solução é duas colheres de sopa de água sanitária, com hipoclorito de sódio a 1%, para cada litro de água.

Fonte: Saúde em Dia.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Pets

Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais

Amor e Sexo

Segundo pesquisa, Geração Z é a mais propensa a buscar por relacionamentos abertos ou não monogâmicos no geral

Receitas

Algumas pessoas tendem a chorar sempre que estão cortando cebola, mas é possível usar alguns truques para diminuir o problema