RECEITAS

Conheça 8 benefícios dos legumes e melhore sua saúde!

Legumes dão cor e vida para a nossa alimentação! Esses alimentos são poderosos e trazem inúmeros benefícios para a nossa saúde! Confira os 8 benefícios!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/08/2016 às 08:51
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As verduras e legumes devem estar presentes em nosso cardápio todos os dias. Além de versáteis e saborosos, a maioria tem poucas calorias e oferece inúmeros benefícios à saúde. Confira nas dicas a seguir as vantagens dos legumes!

Cesta com diversos legumes.

FOTO: Shutterstock.com

Tomate

Rico em licopeno e antioxidantes, evita o envelhecimento precoce e o câncer de próstata. O licopeno se torna mais eficaz quando o tomate é cozido. Por isso, abuse dos molhos!

Abobrinha

Excelente fonte de fibras, o legume contém muita água, atua como regulador intestinal e tem poucas calorias. Também combate a osteoporose e garante a elasticidade da parede das artérias, mantendo a pressão equilibrada.

Beterraba

Riquíssima em ferro, a beterraba ajuda no combate à anemia. Mas cuidado: por conter altas quantidades de açúcares, deve ser consumida com moderação, especialmente por diabéticos.

SAIBA MAIS

8 benefícios do coco para desfrutar a partir de hoje!

Confira 10 benefícios da maçã para a saúde

Conheça os principais tipos de queijo e seus sabores!

Batata

Possui triptofano, precursor da serotonina, nutriente que ajuda a manter o nível de bom humor lá em cima. Por ser rica em carboidratos, deve ser evitada por quem quer emagrecer.

Berinjela

Riquíssima em fibras, a berinjela evita a constipação intestinal e é cheia de antocianina, componente que ajuda no controle do colesterol e do diabetes, prevenindo doenças vasculares.

Pepino

Composto em sua maior parte por água, o pepino possui efeito laxativo e funciona como tônico para rins e fígado. Seu suco também é usado em cremes para a pele e outros produtos cosméticos.

Cenoura

Rica em betacaroteno (que dá a cor ao legume), tem papel fundamental para visão, pele, ossos, cabelos e sistema imunológico. Suas folhas contêm muito ferro, excelente remédio contra a anemia. Para aproveitar melhor seus vários nutrientes, o indicado é consumir a cenoura crua.

Brócolis

Rico em bioflavonóides, o brócolis protege contra o câncer e bloqueia a evolução de tumores. É ótimo para as dietas, pois é pouco calórico e tem alto teor de fibras. Apesar de o buquê ser a parte mais consumida, use as folhas e talos picados para engrossar caldos e sopas.

Lave, guarde e cozinhe!

  • Deixe os vegetais de molho em uma solução com 1 colher (sopa) de  vinagre para cada litro de água, por 30 minutos. Depois, enxágue em água corrente.
  • Tempere a salada no momento de servir para evitar que murche.
  •  Alterne o cardápio e procure comprar legumes mais maduros para cozinhar no mesmo dia ou no dia seguinte, e outros mais verdes, que vão amadurecer ao longo da semana.
  •  Alimentos da época são mais nutritivos, bonitos e, geralmente, mais saborosos, além de serem mais baratos.
  •  Troque enlatados como milho verde e ervilha pela versão fresca ou congelada, que contém menor quantidade de sódio.

Texto: Nathalia Boni