Confira receitas de xaropes caseiros para afastar gripes e resfriados

Proteja seu corpo contra gripes, resfriados e outras doenças respiratórias!

xaropes caseiros
Foto: Shutterstock

Com a mudança do tempo, é muito comum alguns sintomas desagradáveis tomarem conta do nosso organismo. Tosse seca, coriza, resfriado, dor de garganta… A lista de doenças respiratórias é grande, mas é possível aliviar os sintomas com a ajuda dos xaropes caseiros. Sem contar que a prevenção é essencial! Ficar em lugares fechados com muita gente, por exemplo, pode ser prejudicial.

“Não podemos nos esquecer da água. Além de controlar a temperatura do corpo, ela ajuda a diluir o muco presente nas crises de gripes e resfriados. Então, estando menos espesso, é possível expectorar mais fácil”, revela a nutricionista Gabriela Maia.

Confira 7 receitas de xaropes caseiros para doenças respiratórias:

1. Xarope contra bronquite

Coloque 1 xícara (chá) de mel em uma vasilha e sobre ela uma peneira. Disponha 1 abacaxi cortado em rodelas, 3 beterrabas descascadas e picadas, 1 coração de bananeira em camadas sobre a peneira e despeje 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo por cima. Deixe escorrer durante 12 horas. Junte o melado que se formou e leve para ferver em fogo médio por 20 minutos. Tome 1 colher (sopa) a cada 8 horas. Para crianças, a medida é 1 colher (café) a cada 8 horas. Conserve na geladeira.

2. Xarope contra coriza

Em um recipiente, macere 1 colher (sopa) de folhas frescas de manjerona. Acrescente o suco puro de 1 laranja, 10 gotas de própolis e 1 colher (sopa) de mel. Misture bem, coe e tome 2 colheres (sopa) 3 vezes ao dia.

3. Xarope contra dor de garganta

Coloque 3 colheres (sopa) de flores de laranjeira, 3 dentes de alho e 1 limão com casca cortado em quatro partes e macere. Em seguida, despeje 1 xícara (chá) de mel de eucalipto, tampe e deixe descansar por 12 horas. Passado o tempo recomendado, esprema bem e coe. Tome 3 colheres (sopa) por dia.

4. Xarope contra febre

Misture o suco puro de 1 limão, 1 colher (chá) de gengibre ralado e 1 xícara (200ml) de água em uma panela. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 10 minutos. Espere amornar, coe e misture 1/2 xícara (chá) de mel. Tome 1 colher (sopa) a cada 8 horas. Contraindicações: o gengibre deve ser evitado por pessoas com cálculos biliares e gestantes.

xaropes caseiros

Foto: Reprodução/Getty Images


 

5. Xarope contra resfriado

No liquidificador, coloque 4 dentes de alho, 2 cebolas pequenas picadas e o suco de 4 limões e bata até obter uma mistura homogênea. Tome 3 colheres (sopa) a cada hora. Para cada colher, adicione 5 gotas de própolis e misture bem.

6. Xarope contra sinusite

Ferva 2 folhas de agrião e 1 xícara (200ml) de água por 10 minutos. Espere amornar, coe e acrescente 1/2 xícara (chá) de mel. Aqueça em banho-maria por mais 5 minutos e tome de 2 a 3 colheres antes de dormir. Contraindicações: gestantes devem evitar consumir agrião.

7. Xarope contra tosse

Em uma panela, ferva 15 folhas frescas de guaco, 1 colher (chá) de folhas secas de poejo, 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado e 1 xícara (200ml) de água. Abaixe o fogo e acrescente 1 xícara (chá) de mel, mexendo bem. Desligue, espere amornar, coe e tome 4 colheres (sopa) por dia. Guarde em um pote com tampa e consuma sempre que necessário.

 

Dica: apesar de os xaropes caseiros trazerem benefícios para o organismo, lembre-se sempre de consultar um especialista na área de saúde para fazer uma avaliação e saber qual a melhor opção de tratamento para você. Em nenhuma hipótese substitua o tratamento receitado por esse profissional pelas receitas caseiras.

 

Texto: Jaqueline Lopes | Consultoria: Gabriela Maia, nutricionista; José Bassit, fitoterapeuta

LEIA TAMBÉM: