8 receitas de hidratação com abacate e seus benefícios para o cabelo

Acabe com o ressecamento, a oleosidade e traga vida e brilho aos seus fios com estes cremes caseiros

hidratação com abacate
Foto: Shutterstock

Todo mundo sabe que manter os cabelos bonitos e saudáveis não são tarefas fáceis. Mas, o que muita gente desconhece é a existência de alimentos que podem contribuir para alcançar as madeixas tão sonhadas, sem gastar indo ao salão. Um exemplo disso é a hidratação com abacate, que além de ser ótima para a circulação sanguínea, ajuda na prevenção de caspa e ressecamento.

A fruta é rica em lipídios que ajudam a produzir um óleo orgânico que funciona como hidratante natural. Além disso, seus benefícios para a beleza são possíveis devido a composição especial de manganês, fósforo, cobre, potássio, zinco, vitaminas do complexo B, C, A e E.

Benefícios do abacate para os fios

Por ser um tratamento caseiro, barato e eficaz, a hidratação com abacate já se tornou muito utilizada para aquele momento de SPA ou de cuidados pessoais. Sua aplicação resulta em fios nutridos, brilhosos, macios e fortes. Isso sem contar a redução de pontas duplas, quebradiças e do frizz.

Como a fruta é uma excelente fonte de antioxidantes, colabora para um retardo do envelhecimento dos fios, ajudando a restaurar os danos sofridos ao longo dos anos, seja por química ou calor excessivo causado por chapinha e secador.

Hidratação com abacate para tipos de cabelo

Cabelos cacheados

Separe 1 abacate, 2 colheres de azeite de oliva extra virgem e 1 colher de mel. Com os produtos em mão, amasse o abacate com uma colher e misture com os outros ingredientes. Feito isso, passe o abacate no cabelo e deixe agir por uma hora. Depois, é só lavar bem e repetir o processo ao longo da semana.

Cabelos loiros

Misture 1/3 de polpa de um abacate com 2 bananas, 3 colheres de óleo de coco, azeite e leite de amêndoa, até ficar em uma textura cremosa. Aplique o preparo sobre o cabelo seco e deixe agir por 20 minutos. Lave como de costume.

Cabelos crespos

A dica é bater no liquidificador 1/2 abacate e 1 colher de óleo de rícino (facilmente encontrado em farmácias e lojas online). Depois, é só aplicar nos cabelos molhados, esperar por cerca de meia hora e lavar.

Quimicamente tratados

Amasse 1/2 abacate e misture-o com 1 colher de mel, 1 clara de ovo e um pouco de creme hidratante da sua preferência. Aplique o preparo sobre o cabelo lavado apenas com shampoo. Depois, faça um coque e deixe agir por 30 minutos, enxágue e retire toda a máscara.

Para cuidados gerais

Hidratação profunda

Amasse um abacate com um garfo e, depois, acrescente 1 colher de óleo de coco e 1 gema de ovo. Após este processo, você deve passar nos seus fios e deixar o produto agir por 30 minutos. Por fim, lave o cabelo e veja o resultado na mesma hora.

Acabar com os fios ressecados

São necessários 3 colheres de mamão, 1 banana e 3 colheres de abacate. Depois, você deve colocar os produtos no liquidificador, aplicar o abacate no cabelo e lavar após meia hora. Você pode repetir este processo 1 vez na semana.

Diminuir oleosidade

Pegue 1/2 copo de iogurte e 1/2 abacate. Com os ingredientes em mãos, triture-os no liquidificador e aplique no cabelo. Por fim, lave com shampoo e hidrate com o seu condicionador de preferência.

Definição perfeita

Misture 2 colheres de creme de leite, 1/2 abacate, uma porção de máscara hidratante da sua preferência e 1 colher de Bepantol®. Aplique o creme mecha por mecha, faça um coque e coloque uma touca térmica. Deixe agir por 20 minuto. Lave e finalize.

Atenção!

Lembre-se que todos estes cremes devem ser aplicados logo após o preparo da receita. Nunca faça a máscara para guardá-la e usá-la depois. Além disso, aplique a máscara da raiz até as extremidades, focando mais nas partes ressecadas, como as pontas.

Leia também: