Limão para tudo: receitas e truques para saúde, beleza e limpeza da casa

Já ouviu falar naquela receita com limão que faz milagre? Selecionamos várias que vão te ajudar na saúde, a emagrecer e até facilitar a limpeza da casa!

receitas com limão para tudo
Por Loyce Policastro - 11/03/2019

Foto: puhhha/GettyImages

Receitas com limão para tudo? Isso mesmo! Elas podem ser úteis para várias funções. Prova disso são as ideias que selecionamos  para que esse fruto te ajude nos cuidados da saúde, manutenção da casa e até a dar uma mãozinha na beleza! Confira os benefícios do limão e veja receitas e truques para a saúde, beleza e limpeza da casa.

Receitas com limão para tudo!

CONTROLAR A SAÚDE E A ANSIEDADE: Bata, no liquidificador, 2 xícaras (chá) de suco puro de limão, 2 xícaras (chá) de suco puro de laranja e 1 xícara (chá) de flores e folhas de camomila seca. Adoce e beba 1 xícara (chá) a cada 6 horas.

SUCO ANTI-INCHAÇO: Bata no liquidificador 1 cenoura, 1 pepino com casca, 1/2 beterraba ralada, 1/2 xícara (chá) de hortelã, suco puro de 1 limão e raspas da casca do limão. Beba em seguida.

CÓLICA MENSTRUAL: misture 1 copo (200ml) de água morna com o suco de 1 limão. Tome 1 copo a cada 8 horas, sem adoçar.

DIGESTÃO: beba uma mistura de água, limão e mel, em jejum, durante todas as manhãs. A receita é meio limão, uma colher de mel e completar o resto de copo com água quente ou morna.

GRIPES E RESFRIADOS: misture 1 colher (sopa) de mel com 2 colheres (sopa) de suco puro de limão-taiti. Tome 3 vezes ao dia.

PARA AS UNHAS: Misture óleo de oliva e gotinhas de limão, fazendo um gel fortalecedor de unhas. Além de auxiliar em seu fortalecimento, irá diminuir o ressecamento e amarelamento.

DAR FIM À CASPA: esfregar no couro cabeludo uma solução de óleo de coco, azeite de oliva, mel e suco de limão pode ajudar a acabar com o ressecamento.

HIDRATAR A BOCA: Para hidratar os lábios, aplique uma pequena quantidade do suco de limão sobre os lábios antes de dormir e lave pela manhã para remover as células mortas. Mas não faça essa receita com limão se você estiver com feridas, ok?

REJUVENESCER: segundo a nutricionista Andréia Ceschin de Avelar, formada pela Universidade São Judas Tadeu, os radicais livres são produzidos naturalmente pelo organismo, mas em excesso causam o envelhecimento precoce das células. Por fora, esse efeito é visto principalmente na pele quando surgem as rugas. Os antioxidantes do limão barram a ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento.

receitas com limão para tudo

Alguns dentistas cogitam a possibilidade da acidez da fruta prejudicar o esmalte dos dentes. Portanto, se você bebe limonada com muita frequência, dê preferência para tomá-la com canudos. Também evite escovar os dentes logo após ingeri-la – Foto: Parinda Yatha / EyeEm/GettyImages

XÔ, CHULÉ: deixe cascas de limão dentro dos tênis durante a noite para absorver o mau cheiro.

ESFOLIANTE: Esfoliante natural e poderoso: faça um suco de 1/2 limão, acrescente 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal ou sal grosso 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Esfregue a mistura sobre o rosto em movimentos circulares, com cuidado para não arranhar a pele, por, aproximadamente, cinco minutos. Lave o rosto com água morna, e depois mais fria para fechar os poros. Aplique o hidratante de costume e um protetor solar. ATENÇÃO: é preciso remover completamente qualquer resquício da fruta sobre a pele antes de sair ao sol, ok? Esse cuidado é superimportante porque quando o limão entra em contato com o sol causa queimaduras graves na pele.

AJUDA NA LIMPEZA DA CASA E DAS ROUPAS. | LIMPAR TUDO: O limão possui ação bactericida e elimina cheiros fortes, por isso, pode ser utilizado como produto de limpeza. Para obter um produto natural, misture 300ml de suco puro de limão para cada 1 litro de água. A mistura desinfeta, elimina gorduras e pode ser usada em vidros, azulejos, fogão, pias, etc. Por ser natural, evita irritações de pele e unhas, causadas por produtos industrializados. Além disso, não prejudica o meio ambiente e é econômica.

TIRAR MANCHAS: Para tirar manchas das roupas, como as de molho de tomate, por exemplo, esfregue limão e depois enxágue com bastante água morna.

TIRAR GORDURA: O limão é capaz de retirar a gordura de panelas, pratos e talheres. Para isso, esfregue pedaços dele após lavar os utensílios e enxágue com bastante água.

SALVAR AS COMIDAS. | FRUTAS: Para que as frutas não escureçam pelo efeito da oxidação ao serem guardadas, esprema meio limão sobre elas, como a maçã ou abacate.

CHEIRO DA GELADEIRA: Usar um pano embebido no suco de limão pode ajudar na hora de tirar o cheiro forte da geladeira. Limpe com pano e o limão, deixe durante alguns instantes e depois limpe com outro pano sem o suco.

REAPROVEITAR ÓLEO: Para reaproveitar o óleo da fritura de peixe, depois de fritar, espere o óleo esfriar e coloque na panela alguns pedacinhos de limão picado e aqueça. Isso fará com que o cheiro desapareça e o óleo possa ser usado de novo.

ALERTAS. O sumo do limão possui substâncias que podem causar manchas e até queimaduras na pele mediante a exposição ao sol. Por isso, é essencial lavar as mãos com bastante água e sabão e evitar se expor ao sol depois de utilizar a fruta. Não se esqueça também de lavar todas as outras partes do corpo que entraram em contato com o limão, como os lábios.

 

Fonte: revista O Poder do Limão, ed. 1 – Ed. Alto Astral | revista S.O.S Você, ed. 2 – Ed. Alto Astral

LEIA TAMBÉM: