Receitas com limão: para matar a fome sem comprometer a dieta!

Confira deliciosas receitas com limão nos ingredientes que contêm baixas calorias, para você matar a fome sem comprometer a dieta!

pedaço de bolo de limão com raspas de limão em cima
Foto: Stela Handa/Colaboradora

O limão é uma fruta extremamente popular no Brasil, principalmente por sua versatilidade e riqueza de nutrientes. Como ingrediente de bebidas, temperos, produtos de higiene pessoal e até remédio, quando bem utilizado, ele traz inúmeros benefícios para a saúde, pois é rico em vitaminas C, B, cálcio, fósforo, proteínas e carboidratos, e ainda possui propriedades anticancerígenas. Além disso, um limão possui em média 12 calorias. Mas uma das mais nobres funções dessa fruta é que, aliada a uma dieta balanceada, ela ajuda na perda de peso, já que é rica em flavonoides, principalmente a naringenina, nutriente encontrado em frutas cítricas com grande potencial para a prevenção da obesidade. Confira receitas com limão para você incluir no cardápio e perder peso com saúde:

pedaço de bolo de limão com raspas de limão em cima

Foto: Stela Handa/Colaboradora

Bolo de limão light

Rendimento: 8 porções.

Na batedeira, bata 1/2 xícara (chá) de margarina light, 1 xícara (chá) de açúcar light, 3 gemas, as raspas de 1 limão e 1 copo (200ml) de leite desnatado morno. Junte 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó e misture com uma colher. Adicione 3 claras batidas em neve, misture e despeje a massa em uma fôrma untada com margarina light e enfarinhada. Leve ao forno médio, preaquecido, e deixe até dourar. Para a cobertura, na batedeira, bata 1 caixa (200g) de creme de leite light, 4 colheres (sopa) de açúcar light e o suco de 1 limão até obter ponto de chantilly. Cubra o bolo, decore com raspas de limão e sirva.

Sorvete de limão light

Rendimento: 12 bolas.

Bata no liquidificador 2 copos (400ml) de iogurte desnatado, 1 copo (200ml) de suco de limão, 2 colheres (sopa) de raspas de limão, 1 xícara (chá) de leite em pó desnatado, 1/2 xícara (chá) de leite desnatado e 1 xícara (chá) de açúcar light. Bata até obter um creme homogêneo. Coloque em um recipiente e leve à geladeira por 5 horas. Retire e bata na batedeira rapidamente. Volte à geladeira por mais 1 hora. Decore com folhas de hortelã antes de servir.

Salada de verão

Rendimento: 4 porções.

Em uma tigela, coloque 1/2 maço de espinafre cortado, 1/2 maço de rabanete picado, 1/2 xícara (chá) de cenoura picada, 1 cebola em fatias, 1/2 lata de milho verde escorrido, 1/2 xícara (chá) de tomate cereja e 1/2 xícara (chá) de palmito picado. Para o molho, misture 2 colheres (sopa) de mostarda, 2 colheres (sopa) de ketchup, 2 colheres (sopa) de molho inglês, 3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico e 1 colher (sopa) de azeite. Sirva o molho por cima da salada.

Talharim ao molho de limão cremoso

Rendimento: 5 porções.

Em uma panela, frite 2 xícaras (chá) de peito de peru cortado em cubos. Retire o peito de peru e reserve. Na mesma panela, frite 1 colher (sopa) de alho picado com 3 colheres (sopa) de raspas de casca de limão. Adicione 1/2 copo (100ml) de suco de limão, 3 ovos, sal a gosto e misture bem. Acrescente 2 xícaras (chá) de creme de leite light e mexa sem parar. Enquanto isso, coloque 1 pacote (500g) de macarrão para ferver em uma panela com água, óleo e sal. Pegue 1/2 xícara (chá) da água do cozimento e junte ao molho. Adicione 1/2 xícara (chá) de salsa picada, o peito de peru reservado e misture. Em uma travessa funda, despeje o macarrão, misture com o molho e polvilhe queijo parmesão ralado. Decore com raspas de limão e sirva.

LEIA TAMBÉM

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista; Ana Maria D’Angelo, Mirian Soro, Denise Amantini e Bruno Soro culinaristas/colaboradores; Sylvia Tosi, nutricionista de Bauru (SP)