Receitas com frutas: inclua essas delícias no programa de emagrecimento

Quer inovar o cardápio? Confira receitas com frutas de dar água na boca com poucas calorias e muito sabor para você não enjoar da dieta!

bolo de pera
Foto: André Fortes/Colaborador

As frutas são grandes aliadas da dieta, mas para não enjoar é importante varias o cardápio e inclui-las em diferentes pratos do dia a dia. Por isso, trouxemos receitas com frutas que, além de magrinhas, são saborosas e muito práticas de serem feitas. Confira:

bolo de pera

Foto: Foto: André Fortes/Colaborador

Bolo light de pera

Rendimento: 15 porções.

Bata no liquidificador 2 xícaras (chá) de adoçante para forno e fogão, 3 colheres (sopa) de margarina light, 3 gemas e 1 copo (200ml) de leite desnatado. Transfira para uma tigela, adicione 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó e reserve. Unte com margarina light uma forma de 22cm de diâmetro de aro removível. Espalhe 1 xícara (chá) de geleia de frutas vermelhas diet no fundo e nas laterais. Faça uma camada com rodelas finas de 3 peras (reserve algumas fatias) e polvilhe com canela em pó a gosto. Despeje a massa e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Passe as fatias reservadas no suco de 1 limão para não escurecer e enxugue com papel absorvente. Desenforme o bolo e coloque em um prato grande, enfeitando com as fatias de pera reservadas.

Filé de peixe com molho de maracujá

Rendimento: 2 porções.

Tempere 200g de filé de peixe com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve. Bata no liquidificador 1/2 cebola picada, 1 dente de alho, 1/2 copo (100ml) de suco de maracujá e 1/2 copo (100ml) de vinho branco até ficar bem homogêneo. Coloque essa mistura em uma panela e acrescente 1 colher (sopa) de maisena. Misture bem, leve ao fogo médio e mexa até obter a consistência de creme. Disponha o peixe em um refratário, regue com o creme de maracujá e leve ao forno médio, preaquecido, por 12 minutos. Retire do forno e sirva.

Carpaccio de maçã

Rendimento: 6 porções.

Corte 6 maçãs em fatias finas. Coloque-as em uma tigela, despeje o suco de 1 limão e deixe descansar por 5 minutos. Escorra e reserve o suco de limão. Disponha as fatias de maçã em uma travessa. À parte, coloque no liquidificador o suco reservado, 1 xícara (chá) de alcaparras, 2 colheres (sopa) de azeite,1 pitada de sal e bata. Despeje o molho sobre as fatias de maçã, polvilhe com 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e sirva.

Bolo-pudim de limão light

Rendimento: 12 porções.

Em uma tigela, junte 10 colheres (sopa) de açúcar, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 pitada de sal e misture bem. Acrescente 1 colher (chá) de raspas de limão, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1 colher (sopa) de margarina light derretida e reserve. Bata 3 gemas na batedeira até ficarem esbranquiçadas. Junte 1/2 copo (100ml) de leite desnatado e 1 pote (170g) de iogurte natural desnatado, batendo sem parar. Despeje tudo na mistura de farinha e mexa com um colher de pau, até obter uma massa homogênea. Adicione 3 claras batidas em neve e misture, fazendo movimentos de cima para baixo com uma colher. Despeje a massa em uma forma média de buraco no meio. Não precisa untar. Leve ao forno médio, preaquecido, e cozinhe em banho-maria por 40 minutos. Tire do forno e deixe amornar. Desenforme e sirva decorado com rodelas de limão.

LEIA TAMBÉM

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Denair Passamani, Monica Weberspil e Ângela Cardoso, nutricionistas; Denise Amantini, Mirian Soro e Sheiza Bianchi culinaristas/colaboradoras; Heloísa Rocha, médica ortomolecular de Rio de Janeiro (RJ)