10 receitas de comida caipira com gostinho caseiro

Todas levam ingredientes essenciais, como carne-seca, mandioca e farinha de milho

receitas caipira
Foto: Shutterstock

Passadas de geração em geração, as receitas caipira fazem parte da memória cultural de muitos brasileiros. Isso porque os ingredientes que as compõem são heranças indígenas, portuguesas e africanas que deram origem a vários hábitos e pratos que consumimos diariamente.

As receitas que resultaram da mistura destas descendências foram largamente compartilhadas pelos tropeiros na época em que o Brasil era Colônia. Eles levavam mercadorias por várias regiões do país. Por isso, suas refeições precisavam ser preparadas com ingredientes que durassem mais tempo, como carne-seca, mandioca e farinha de milho.

10 receitas caipira com gostinho de quero mais

Mexido caipira

receitas caipira

Foto: Guia da Cozinha

Linguiça, couve, arroz, ovos e aqueles temperinhos que não podem faltar para uma comida boa. Melhor do que tudo isso, só o tempo de preparo, que não demora mais de 30 minutos.

Frango caipira com purê de mandioquinha

Foto: Guia da Cozinha

Dois pratos em um só! Esse frango caipira com purê de mandioquinha vai ser a estrela do próximo almoço em família. Além de trazer aquele gostinho de receita da vovó!

Torta caipira de frango

receitas caipira

Foto: Guia da Cozinha

Massa leve, com recheio bem molhadinho e saboroso. Esta torta é uma verdadeira explosão de sabor. Perfeita como entrada, mistura ou lanche da tarde.

Leitoa pururuca com molho de limão

receitas caipira

Foto: Guia da Cozinha

Se estamos falando de receitas caipira, óbvio que uma boa pururuca não poderia ficar de fora, né? Macia e de corte fácil, ela fica ainda mais deliciosa com a acidez do molho de limão.

Farofa caipira

Foto: Guia da Cozinha

Quem não adora uma farofinha bem molhada e com gosto caseiro? Esta receita é prática e perfeita para acompanhar carnes assadas e feijão.

Bolo caipira com aveia

receitas caipira

Foto: Guia da Cozinha

Ideal para quem adora um passo a passo fácil e com recheio intenso. O tempero é a chave da receita, além da aveia, que ajuda aqueles que tem o intestino preso.

Bolo de milho recheado com curau

receitas caipira

Foto: Guia da Cozinha

A combinação milho mais curau é a própria definição da comida caipira. E se a versão tradicional já é gostosa, imagina recheada.

Feijão caipira

Foto: Guia da Cozinha

O feijão está presente na mesa de muitos brasileiros. Então que tal incrementar essa receita tradicional com carnes suínas?

Espetinho caipira

receitas caipira

Foto: Guia da Cozinha

Lombo suíno, filé-mignon, queijo coalho e aquela pimentinha para dar um sabor. Não ache que os espetinhos servem apenas para dias de churrasco. Eles são ótimos como mistura do almoço ou janta.

Bolo formigueiro de mandioca

Foto: Guia da Cozinha

O bolo de formigueiro também entra para o ranking de receitas caipira mais presentes na mesa dos brasileiros. E isso se explica pela sua textura macia e sabor docinho, docinho.

Leia também: