Queijos para todos os gostos! Confira 10 variações do alimento

Em suas diversas formas e sabores, os queijos fornecem uma série de nutrientes. Confira 10 variedades dessa iguaria e escolha o seu preferido!

tábua com queijos
Foto Gisele Tesser

Em suas diversas formas e sabores, os queijos fornecem uma série de nutrientes, representando uma das opções práticas de desfrutar das propriedades do leite. Mas, atenção: quanto mais amarelo o queijo, maior o seu valor calórico. Confira 10 variedades dessa iguaria e escolha o seu preferido!

tábua com queijos

Foto Gisele Tesser

Mussarela

Queijo original da Itália, é o mais fabricado e consumido no Brasil. Produzido a partir do leite de vaca, possui sabor suavemente ácido e salgado. É o mais utilizado no preparo de sanduíches, lanches e pizzas.

Prato

Foi trazido para Minas Gerais por dinamarqueses, recebendo adaptações ao leite local. Possui textura macia e sabor leve.

Provolone

Também originário da Itália, suas peças são amarradas com cordas e secam penduradas. Posteriormente, são defumadas até atingirem a cor desejada. Famoso como petisco, concentra gosto um pouco picante.

queijo provolone

Foto Gisele Tesser

Cheddar

De origem inglesa, tem um peculiar tom alaranjado, textura pastosa e leve sabor ácido. No Brasil é mais utilizado fundido e depois transformado em fatias. Derrete facilmente.

Gorgonzola

Seu processo de maturação é feito com o fungo Penicillium Roqueforti, por isso apresenta fendas azul-esverdeadas. Possui massa úmida, pastosa e sabor bastante amargo.

Brie

Queijo francês de massa macia e quebradiça. É maturado externamente pelo fungo Penicillium Candidun, que confere cor esbranquiçada à casca.

Saiba mais:

Para os amantes de café: confira as variações dessa delícia!

Guia da comida japonesa: saiba os nomes das preparações mais comuns

10 dicas para eliminar o excesso de gordura do seu cardápio

Emental

Famoso queijo suíço, com furos característicos e brilhantes. Ideal para o preparo de fondues, concentra gosto levemente doce e aroma frutado.

Reino

Inspirado no queijo Edam, de origem holandesa, é importado de Portugal para o Brasil. Queijo firme, seco e forte, de consumo mais popular no Nordeste e Rio de Janeiro.

Parmesão

Usado popularmente no país como queijo ralado, tem textura seca e granular. Original da Itália, possui sabor levemente picante.

queijo parmesão ralado

Foto Gisele Tesser

Queijo de minas

Um dos queijos mais populares do Brasil, é originalmente feito através da coagulação do leite com ácido láctico ou fermento. Bastante úmido, de sabor suave e um pouco ácido.