Como deixar o quarto bonito sem gastar muito

Avalie
Quarto espaçoso

Cacá Bratke/Divulgação

Integração jovem

Integrar a área de descanso, o closet e a mesa de estudos foi a proposta deste projeto do Escritório Gustavo Calazans Arquitetura para a rede de lojas Leroy Merlin. “Isolamos o closet através de uma cortina que pode esconder a bagunça. Sobre ele, sugerimos um estrado de madeira que faz as vezes de maleiro”, entrega a arquiteta Paula Mouzinho. A cama foi construída a partir de uma estrutura com caibros de pinus, vendidos na Leroy Merlin. Além disso, ela foi ainda revestida com tábuas do mesmo material, criando esse efeito ripado. Outro diferencial foi a substituição dos armários por prateleiras, permitindo que as caixas e pastas organizadoras fossem integradas à decoração do ambiente.

Efeito tricolor

A parede foi revestida com painel de pinus de 1,20m e ainda ganhou uma faixa escura, feita com tinta Sw6158 Sawdust (Sherwin-Williams).

Custo e benefício

O custo maior ficou por conta da cabeceira. Mas seu design versátil permitiu economizar com prateleiras e criados-mudos.

quarto salmão

Miriam Silva/Divulgação

Cabeceira multiuso

O uso de uma cortina elaborada com material sintético, aliada a cabeceira de madeira, barateou este projeto da arquiteta Adriana Fontana, de São Paulo (SP). Seu custo total foi de aproximadamente R$ 3.900,00. ”O casal queria uma cabeceira diferenciada, onde fosse possível colocar objetos, como livros e velas”, lembra a profissional. Para dar vida ao ambiente, a parede principal ganhou textura na cor laranja e a cama recebeu almofadas na mesma tonalidade.

Mar à vista

Para dar um efeito de tranquilidade, os quadros e as cores do enxoval foram combinados tendo elementos praianos como referência.

 

quarto de casal

Mariana Orsi/Divulgação

 

Detalhe transformador

Para deixar o quarto mais charmoso e sem gastar muito, a arquiteta Renata Cáfaro, de São Paulo (SP), optou por revestir apenas meia parede com madeira patinada. “Como não fizemos a parede inteira, foi necessário usar uma peça de madeira, que se tornou aparador de quadros e também dá acabamento à cabeceira”, conta a profissional. A decoração do quarto foi complementada com pintura bege e dois abajures de madeira, arrematadas em uma ponta de estoque da loja Etna.

 

 

 

Texto: Leonardo Valle/ Colaborador