Quarto unissex dividido entre irmãos

Saiba como deixar o canto dos seus filhos com mais personalidade

Por Isabela Zamboni - 19/02/2014

Foto: Flickr/ooh_food

Foto: Flickr/ooh_food

Muitas vezes irmãos precisam dividir o quarto e isso pode deixar a decoração uma tarefa mais complicada. Principalmente quando o quarto é dividido entre menino e menina. Porém, é possível transformar o espaço em um local agradável para os dois, como ensina a arquiteta Natália Shinagawa. Confira!

Decoração unissex

De acordo com a especialista, para quartos compartilhados por irmãos de sexos diferentes, o ideal é evitar a identificação dos gêneros pelas cores ou fazer divisões no ambiente. “O mais bacana é ter uma decoração focada em temas infantis, brinquedos e muito colorido equilibrado com tons neutros, de forma que os dois irmãos se sintam à vontade no espaço”.

Ela ainda aponta que é preciso criar um quarto divertido para uma criança, independente se for menino ou menina. “O quarto deve ser um espaço alegre, com muita cor, brinquedos e espaços compartilhados, evitando divisões no ambiente. Os adultos tendem a se importar mais com as questões de cores e gênero do que as crianças, mas um quarto colorido e divertido com certeza irá agradar a ambos”, diz.

Combinação de cores

Está em dúvidas na hora de escolher a cor das paredes? Natália explica que o ideal é fazer uma base com móveis, tapete, parede e cortina em tons neutros e caprichar no colorido para os acessórios, como almofadas, enxoval, brinquedos, nichos, painéis, adesivos… sempre pensando no gosto de cada um.

O espaço deve ser organizado?

Uma dúvida que sempre surge é: o quarto deve algum tipo de divisão? A resposta, de acordo com a arquiteta, é que o espaço deve ser compartilhado. “Divisões tendem a gerar conflito, irmãos precisam saber compartilhar. A ressalva fica, é claro, para os armários e camas, que devem ter cada um o seu dono, mas os espaços comuns devem ser pensados para serem utilizados pelos dois”, afirma Natália.

Foto: Flickr/Jeremy OK

Foto: Flickr/Jeremy OK

Quartos pequenos e divididos

Em quartos bem pequenos, para decorar e manter o espaço organizado, o ideal é que se reserve um local para armazenar as coisas. “Quarto de crianças são cheios de brinquedos, então invista em peças decorativas e funcionais: nichos, baús, cestos, caixas e tudo que puder para manter o ambiente organizado e bonito”, complementa a arquiteta.

E para decorar o quarto das crianças, brinquedos são a melhor opção. “Para agradar os pequenos, basta expor os brinquedos favoritos de forma que ele fiquem guardados, mas ao mesmo tempo expostos de forma acessível à criança. O quarto deve refletir a personalidade das crianças que habitam o ambiente: se uma das crianças gosta de boneca e a outra de carrinhos não há nada demais estes dois objetos conviverem lado a lado, afinal estamos falando de um ambiente bacana para uma criança dormir e brincar e não de um cenário tedioso que agrade aos olhos dos adultos”, conta Natália.

Foto: Flickr/Amy Gizienski

Foto: Flickr/Amy Gizienski

Lembre-se de sempre pensar no que suas crianças achariam mais divertido ter no quarto e no gosto delas. Não tem erro!

Consultoria
Natália Shinagawa – Arquiteta
arquiteturainteriores.com