Momento de descanso: inspire-se neste quarto feito para relaxar

Tons de verde e amadeirado foram as apostas dos arquitetos responsáveis por esse projeto para criar um ambiente perfeito

Foto de um quarto para relaxar de casal. Na foto, vê-se a cama de casal com uma roupa de cama estampada com desenhos em tom de bege, azul e verde e fundo branco. Na parede da cama há um painel quadriculado, alternando entre branco e amadeirado. Ao lado da cama há criados-mudos com luminárias presas ao teto funcionando como abajur
Por Ana Letícia Carvalho - 11/10/2018

Foto: Luis Gomes

O quarto de casal faz parte do apartamento de veraneio de uma família, que fica no litoral de São Paulo. O cômodo, de 17m², é o ambiente perfeito para descansar e fugir do caos da cidade grande. Os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, da Andrade & Mello Arquitetura e Interiores, apostaram nas cores e elementos certos para dar um clima de aconchego ao quarto para relaxar.

Quarto para relaxar

O espaço foi pensado justamente para momentos de lazer, por isso, todos os detalhes do projeto visaram a comodidade dos proprietários. “Como o piso frio já existia, a proposta foi utilizar a madeira para aquecer e deixar o quarto mais acolhedor”, contam os arquitetos.

Planejado

Foto da penteadeira do quarto. Ela é feita em marcenaria planejada em tons de bege e branco. Há um armário na lateral. Em cima da bancada da penteadeira há um espelho, com três luzes laterais de cada lado

Foto: Luis Gomes

Toda a marcenaria foi idealizada para que houvesse praticidade e organização. “O desenho interno dos armários tem os lugares certos para cada item – cabideiros, calceiros, sapateiras e local para vestidos longos, por exemplo”, explicam os profissionais. Além disso, há uma penteadeira para facilitar na hora da moradora se arrumar e um armário para armazenar roupas de cama e toalhas.

Cenográfica

A escolha de vários tipos de iluminação teve como objetivo criar diferentes ambientes dentro do espaço, variando conforme a necessidade. Em cima da cama há uma sanca rebaixada –  responsável pela iluminação geral do quarto –, no corredor há spots direcionáveis e a penteadeira possui uma luminosidade específica. Para criar o clima aconchegante, “foram utilizados spots embutidos com mini-dicróicas direcionáveis e pendentes nas laterais dos criados”, esclarecem Renato e Erika.

Cabeceira

Apostar nesse elemento é uma maneira prática de dar personalidade para um quarto. “O painel é composto por sobreposição de placas de MDF e a intenção era ter uma cabeceira que trouxesse imponência para o espaço. O MDF Amadeirado serve para trazer conforto e quebrar um pouco do tom sobre tom do lugar” mencionam os arquitetos.

Projeto: Andrade & Mello Arquitetura e Interiores, Guarujá – SP

LEIA TAMBÉM