Quarto de bebê: decoração para meninas e meninos

Para que os pequeninos se sintam acolhidos e para que as mamães e papais tenham todos os objetos que precisam à mão, as arquitetas Carla Vaz e Marília Serra, da Serra Vaz Arquitetura, dão opções na prática de dois projetos incríveis de quarto de bebê. Inspire-se!

quarto de bebê para meninas e para meninos
Fotos: Marília Serra/Nando Carvalho

Achegada de uma nova vida à família é motivo de alegria, por isso, cuidar dos detalhes na decoração é superimportante. Para que os pequeninos se sintam acolhidos e para que as mamães e papais tenham todos os objetos que precisam à mão, as arquitetas Carla Vaz e Marília Serra, da Serra Vaz Arquitetura, dão opções na prática de dois projetos incríveis de quarto de bebê.

Móveis

O espaço tem apenas 8m², mas, para as arquitetas, o fato não foi um problema. “Nesse quarto de bebê, além do berço e da cômoda, executada sob medida, foram utilizadas poltrona de amamentação e mesa lateral, em dimensões pequenas, pensadas especialmente para esse ambiente”, revelam.

Paredes

A estampa poá, com bolinhas brancas e fundo rosa, garantiu vivacidade ao cantinho, que também tem objetos com detalhes nas cores areia, branco e marrom. Os nichos com bichos de pelúcia, assim como os porta-trecos colocados acima da cômoda, “dão um charme e praticidade ao dormitório”, afirmam as arquitetas.

Menos é mais

Para o dormitório azul, a fim de garantir uma maior funcionalidade ao cômodo de apenas 7,30m², as arquitetas elegeram apenas três móveis: o armário de parede inteira, o berço e a cômoda – que também faz a função de trocador. “Como é um ambiente pequeno, procuramos não utilizar muitos móveis, apenas o necessário”, comentam.

Cores para o quarto de bebê

O papel de parede com estampa chevron nas cores branca e cinza é uma escolha neutra, ideal para pais que não desejam saber o sexo do bebê antes do nascimento, mas querem caprichar na decoração do quarto de bebê. Para imprimir personalidade, aposte em quadros decorativos e no enxoval com desenho de bichinhos.

Iluminação

Os pequeninos acabaram de sair do útero, um local quentinho e sem luz, por isso, a fim de criar um quarto aconchegante e calmo para os recém nascidos, a iluminação escolhida foi a central com lâmpada de LED amarela, revestida com uma luminária de plafon em acrílico transparente.

Foto: Nando Carvalho

Consultoria: Serra Vaz Arquitetura, São Paulo – SP

LEIA TAMBÉM: