Verde, preto ou branco: qual o melhor chá para a sua dieta?

Os chás podem ser grandes aliados da dieta. Mas existem inúmeras variedades. Descubra as diferenças entre elas e qual o melhor chá para seu estilo de vida.

Qual o melhor chá para a sua dieta?
Foto: Shutterstock.com

Os chás são conhecidos por combaterem o envelhecimento precoce, acelerar o metabolismo e queimar gordurinhas. Porém, as semelhanças param por aí! A forma como a planta é preparada após a sua colheita é a grande responsável por transformar o mesmo produto em chás diferentes. Descubra a diferença entre essas três bebidas e escolha qual o melhor chá para a sua dieta!

Qual o melhor chá para a sua dieta?

Foto: Shutterstock.com

Chá verde: o poderoso

Dono de um sabor “amarguinho”, o chá verde se tornou conhecido como o melhor chá para a dieta porque alia um preço acessível a um fantástico potencial emagrecedor. “Tanto a cafeína quanto os polifenóis parecem estimular a quebra de gordura, já que aumentam o metabolismo do corpo”, conta o clínico geral Alex Botsaris. “A sua preparação também é diferenciada, sendo que a erva é colhida seca e sem nenhum beneficiamento”, finaliza. Como se não bastasse tantos benefícios para a boa forma, o chá verde também previne o câncer e é uma poderosa arma no combate ao envelhecimento. Segundo estudos, ele possui propriedades desintoxicantes maiores que as encontradas na vitamina C (laranja, limão) e na vitamina E (castanhas e cereais).

SAIBA MAIS

4 poderes dos chás que você não sabia! 

Perca peso com chás todos os dias! 

Chás dos signos

Chá preto: o mais popular

Para fazer o chá preto, as folhas da Camellia sinensis são colhidas quando crescidas e passam por um processo de fermentação logo após serem retiradas da terra. Como resultado, boa parte das substâncias bioflavonóides e catequinas, responsáveis pelo seu potencial antigordura e rejuvenescedor, são inutilizadas. Apesar de ser mais fraquinho que os seus outros irmãos, qualidades não faltam para essa bebida tão popular nos quatro cantos do mundo. “Ele pode ser servido quente ou frio, já que a erva não possui alteração de clima”, explica a nutricionista Andrea Andrade, da RG Nutri. “Também é mais barato e acessível”, complementa.

 Chá branco: o primo nobre

Feito com as folhas mais jovens da planta, o chá branco recebeu esse nome porque os brotos utilizados na sua composição possuem uma penugem prateada. Considerada a próxima febre dos programas de emagrecimento, possui mais polifenóis e menos cafeína que o chá verde. Porém, a bebida ainda está em processo de estudo pela medicina. Segundo os especialistas em chá, seu sabor é mais delicado, suave e adocicado, por isso, era a bebida favorita de nobres na China. Assim como o chá verde, ele deve ser tomado logo após o seu preparo. “O contato com o ar causa oxidação dos polifenóis, tirando suas propriedades terapêuticas”, complementa o médico Alex Botsaris.

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Alex Botsaris, médico e Andrea Andrade, nutricionista da RG Nutri