Proteger o cabelo: como preservar os fios dos danos do verão?

Proteger cabelo é a melhor forma de curtir o verão sem danificar os fios. E as medidas são simples, mas ajudam você a passar linda pela estação quente

Mulher proteger cabelo com chapéu na praia
Por Bruna Giorgi - 29/09/2016

FOTO: Shutterstock,com

Proteger cabelo dos danos causados pelo sol é tão importante quanto passar filtro solar na pele. Os raios ultravioleta tendem a desbotar os fios, deixando-os frágeis, ressecados e sem brilho. Isso porque eles destroem as proteínas da fibra capilar, fazendo as madeixas ficarem com aparência de queimadas.

Mulher proteger cabelo com chapéu na praia

FOTO: Shutterstock.com

Proteger cabelo colorido

Em cabelos tingidos, principalmente os vermelhos, os prejuízos do sol são ainda maiores: além da cor desbotar facilmente, os fios avermelhados podem ficar quebradiços e com aspecto espigado. Já nas madeixas castanhas, o resultado da exposição solar é visto nas pontas mais claras e sensíveis. Para dar um chega pra lá no fantasma dos cabelos danificados, proteja-se usando produtos específicos com fator de proteção solar para os fios. Outras opções são bonés, chapéus e faixas. Além de estarem super na moda, esses acessórios barram os raios UV.

Sempre à mão!

Não saia de casa sem antes passar nas madeixas um creme sem enxágue com protetor solar. Após lavar o cabelo como de costume, aplique o produto nos fios ainda úmidos. Se for à praia ou à piscina, passe o creme logo após sair da água. Apenas lembre-se de enxaguar a cabeleira com água do chuveiro. Silicones com fator de proteção solar também são boas pedidas para blindar seus fios dos raios UV. Sem contar que eles combatem pontas duplas e protegem o cabelo contra o sal do mar e o cloro da piscina. Por fim, aposte em hidratações semanais com produtos à base de queratina, já que eles evitam o desgaste dos fios e restauram a fibra capilar.

LEIA TAMBÉM

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Ademir Júnior, dermatologista de São Paulo