Como fazer o Projeto Verão funcionar sem trazer riscos à saúde

Como fazer o Projeto Verão funcionar sem trazer riscos à saúde

Você costuma esperar o verão chegar para praticar atividades físicas? Então saiba porque você não deve adotar o Projeto Verão na pressa!

Projeto verão
Foto: Shutterstock

O verão ainda não chegou, mas o calor já está em alta. E com ele, muitas pessoas estão se empenhando no “projeto verão”, com o objetivo de deixar o corpo mais bonito para frequentar praias, piscinas ou ambientes semelhantes. No entanto, há quem mude radicalmente os hábitos para tentar alcançar mais rápidos os resultados – fator extremamente prejudicial à saúde. 

Por isso, nós separamos 5 dicas para você se empenhar de verdade nos seus objetivos e, o melhor: sem danos ao seu bem-estar!

1 – Deixe a preguiça de lado

Projeto verão

Foto: Shutterstock

Um dos primeiros passos para alcançar seus objetivos (não só no verão, lembre-se sempre disso!) é deixar a preguiça de lado. Se você se empenhar e tratar a atividade física como uma coisa séria (assim como o trabalho e, se for o caso, estudos) os resultados serão mais certeiros e, quando você menos esperar, ir até à academia se tornará um hábito.

2 – Melhore a alimentação

Projeto verão

Foto: iStock/Getty Images

Distancie-se dos alimentos industrializados e consuma o maior número de comidas “naturebas” que você conseguir. Isso também exigirá que você passe mais tempo na cozinha, ou seja, é hora de organizar a agenda! Você verá que, dentro de alguns meses, o esforço vai valer a pena.

3 – Preste atenção no que você come

Projeto verão

Foto: Shutterstock

Preste atenção nos nutrientes de cada alimento que você consome, pois, alguns até parecem ser inofensivos, mas acabam sendo verdadeiros vilões na dieta. O pão francês, por exemplo, possui o índice glicêmico alto, e por isso se transforma rapidamente em açúcar no organismo. Ele é estocado na forma de gordura e ainda pode deixar você com fome em pouco tempo. Neste caso, as melhores alternativas são os alimentos integrais.

4 – Malhar pode ser muito chato, sim

Projeto verão

Foto: Shutterstock

Algumas pessoas adoram passar o tempo na academia malhando, enquanto outras se sentem desconfortáveis apenas ao pensar em praticar alguma atividade física. Se este é o seu caso, saiba que existem possibilidades de você não se identificar com nenhum tipo de exercício – mas mesmo assim é necessário praticá-los. Portanto, foque em uma meta e tente alcançá-la, e não em encontrar algo que seja prazeroso.

5 – Faça metas diferentes

Projeto verão

Foto: Shutterstock

Ao invés de traçar metas do tipo “vou perder x quilos em dois meses”, faça algo diferente. Se, por exemplo, você estabelecer que se exercitará três vezes na semana e aumentar o ritmo com o tempo, seus resultados serão mais agradáveis e você não colocará tanta pressão sobre si mesma.

LEIA TAMBÉM