Lembra deles? Confira 9 programas que fizeram sucesso nos anos 90

Mate a saudade e se sinta nostálgico com a programação dessa década

programas dos anos 90
Foto: Reprodução/TV Cultura

Quem lembra quando as televisões ainda eram de tubo e, muitas vezes, para melhorar a imagem, tínhamos que colocar uma palha de aço na antena? Hoje as coisas estão bem diferentes, mesmo assim, com uma certa frequência, ainda bate uma saudade daquela época. Nessas horas, nada melhor do que relembrar os programas que foram sucesso nos anos 90.

Desenhos, reality shows e seriados eram as principais atrações daquela década. Já que não existiam os serviços de streaming, o jeito era passar a tarde assistindo TV. Alguns canais mantiveram as mesmas programações por muitos anos, então sempre dava para rever os nossos personagens favoritos. Confira alguns títulos para se sentir ainda mais nostálgico.

Relembre os programas dos anos 90 que marcaram a década

Castelo Rá-Tim-Bum

Não dá para falar de anos 90 sem citar um dos maiores sucessos da TV Cultura, o programa “Castelo Rá-Tim-Bum”, que acompanhava as travessuras do jovem bruxo Nino. Junto com seus amigos Pedro, Biba e Zeca, eles vivem grandes aventuras com outros seres do mundo místico em um enorme castelo cheio de segredos.

Família Dinossauro

programas dos anos 90
Foto: Reprodução/ABC

Impossível esquecer a tradicional frase “Não é mamãe!” dita pelo Baby da “Família Dinossauro”, não é mesmo? O seriado acompanhava o dia a dia do casal de dinossauros e de seus três filhos. Um dos programas mais famosos daquela década, ele ficou no ar entre 1991 a 1994, sendo exibido em mais de uma emissora, mas até hoje os episódios são reprisados no Canal Viva.

TV Colosso

Quem ama animais com certeza nunca esquecerá a “TV Colosso”, programa inteiramente apresentado pelos cães mais famosos das telinhas. A protagonista era uma sheepdog que se chamava Priscila, e ao longo da programação eram exibidos o Jornal Colossal, clipes no Clip-Cão e as novelas Os Filhos da Cadela e Pedrigree.

Um Maluco No Pedaço

programas dos anos 90
Foto: Reprodução/NBC

O seriado que marcou a carreira do ator Will Smith e com uma música que fica na cabeça até os dias de hoje, não poderia ficar fora da lista. “Um Maluco No Pedaço” conta a história de Will, um jovem que vai morar com seus tios ricos em Bel-Air, na Califórnia, e que precisa a aprender a lidar com um estilo de vida totalmente diferente do que ele já estava acostumado. A série atualmente está disponível na Netflix.

Passa ou Repassa

Apesar de estar no ar até hoje como um quadro do programa “Domingo Legal”, no SBT, o “Passa ou Repassa” surgiu lá nos anos 80 e teve diversas fases e apresentadores até agora. A competição de perguntas e respostas, sobre conhecimentos gerais, se tornou famosas pelas divertidas “tortadas” na cara que os participantes levavam quando erravam a resposta.

Mundo da Lua

programas dos anos 90
Foto: Reprodução/TV Cultura

Todo mundo que foi criança nos anos 90 gostaria de ter tido um gravador para registrar todas as suas aventuras, igual ao Lucas da série “Mundo da Lua”. O programa que ficou famoso pelo bordão “Planeta Terra chamando! Planeta Terra Chamando!” relata a infância de um garoto que mora com a família e usa e abusa da imaginação durante as suas brincadeiras.

Casseta e Planeta

Agora se você era mais velho nessa época, com certeza deve se lembrar do programa humorístico “Casseta e Planeta”. Ele ficou no ar da Rede Globo por mais de 15 anos e tinha um formato que imitava o “Fantástico”, no entanto com notícias e documentários falsos e paródias de novelas e outros programas da televisão.

Confissões de adolescente

programas dos anos 90
Foto: Reprodução/TV Cultura

Quem ai se lembra das dramas enfrentados pelas irmãs na série “Confissões de Adolescente”? Apesar de curta, ela marcou uma geração com episódios com temas que eram muito polêmicos para a época, como drogas, sexualidade e problemas familiares. Em 2014, a história ganhou um remake e virou um filme.

Planeta Xuxa

Não dá para negar que a Xuxa marcou a infância de muita gente que viveu nos anos 90, não é mesmo? E no programa que levava o seu nome, a apresentadora recebia convidados musicais, realizava entrevistas e ainda fazia o quadro “Transformações”. Ela também dividia o palco com as assistentes chamadas de paquitas e sua plateia era um público totalmente adolescente.

Leia também: