Confira um programa de cuidados para você ficar linda gastando pouco!

Cardápio balanceado, exercício físico e massagem: confira um programa de cuidados feito especialmente para você ficar linda gastando pouco!

Mulher com o rosto escondido de calcinha e sutiã passando creme na barriga
Foto: iStock.com/Getty Images

Quem está de dieta, muitas vezes, passa por momentos de irritação e desânimo, pois enquanto não conquista o corpo desejado, sofre com a baixa autoestima. Juntando isso tudo à rotina diária, sobra pouco tempo e falta força de vontade para cuidar de você mesma. Pensando nisso, pedimos a orientação de especialistas para montar um programa de cuidados que irão ajudá-la a manter-se firme na tarefa de emagrecer e, ainda, a se sentir mais bonita!

Mulher com o rosto escondido de calcinha e sutiã passando creme na barriga

Foto: iStock.com/Getty Images

Comece cuidando da alimentação

O seu programa de cuidados especiais deve começar pela alimentação. Para perder peso é preciso equilibrar as refeições, incluindo todos os grupos alimentares. “Uma alimentação balanceada deve fornecer carboidratos de boa qualidade, proteínas, vitaminas e minerais. Entretanto, é importante respeitar a individualidade de cada um. Não basta apenas consumir alimentos saudáveis, e sim escolher os que seu organismo digere e absorve adequadamente para nutrir seu corpo”, explica a nutricionista Carolina Baccei, de São Paulo (SP).

Abuse dos antioxidantes!

Uma alimentação ideal, equilibrada com nutrientes que bloqueiam a ação dos radicais livres e bons hábitos pode proporcionar uma melhor qualidade de vida, prevenir doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares, câncer, osteoporose, alergias, entre outras. Além de combater o envelhecimento precoce e ainda manter a boa forma que você deseja.

Esforce-se sem forçar!

Seu programa de cuidados deve começar de maneira leve. Para isso, nada melhor do que optar por exercícios que não exigem demasiado esforço físico, como a caminhada que, se for realizada em conjunto com uma dieta balanceada, ajuda sim a perder peso. É o que garante Marcio Acoaviva, coordenador de musculação da Needs Academia, de São Paulo (SP). “No geral, a caminhada deve ser realizada durante 180 minutos semanais (equivalente a 1 hora 3 vezes por semana), utilizando roupas apropriadas (claras, leves, confortáveis e que mantenham a maior parte do corpo em contato com o ar para facilitar a evaporação do suor) e calçados confortáveis”, informa o educador físico.

Programa de cuidados para um cabelo sedoso

Para hidratar os cabelos em casa, o cosmetólogo Hélito Abreu indica uma receita natural: em um recipiente, misture 1 pote (200ml) de iogurte natural, 1 ampola de vitamina A (para o crescimento dos fios), 1 ampola de vitamina E (fortificante) e 2 gotas de óleo capilar de semente de uva (hidratante). Aplique nos fios, separando por mechas, com cuidado para não aplicar na raiz. Ao final, envolva os fios com um pedaço de filme PVC e deixe agir por 20 minutos. Retire o PVC e aguarde o cabelo esfriar, penteando os fios levemente com as mãos. Lave bem os cabelos em água fria, para retirar toda a máscara. Não aplique mais nada, só penteie e, se preferir, faça escova.

Programa de cuidados para uma pele limpa e protegida

Cuidados básicos diários podem garantir uma pele limpa e bonita sem precisar de tratamentos estéticos caros e invasivos. O cosmetologista dá a dica: “Primeiro lave o rosto com um sabonete líquido, use um produto esfoliante, em pequena quantidade, e espalhe em movimentos circulares por todo rosto, colo e busto. Retire e aplique um tônico. Para finalizar, passe um filtro solar adequado ao seu tipo de pele”, orienta. A higienização pode ser feita diariamente, já a esfoliação faça em dias alternados para não agredir a pele. 

LEIA TAMBÉM

Texto: Fernanda Vasconcelo/Colaboradora | Consultoria: Carolina Baccei, nutricionista de São Paulo (SP); Hélito Abreu, cosmetologista e gestor da Incorpore Centro de Estética, do Rio de Janeiro (RJ); Marcio Acoaviva, coordenador e professor de musculação da Needs Academia, de São Paulo (SP)