Produtividade: 6 passos para você melhorar sua eficiência

Infelizmente, ser produtivo nem sempre é uma realidade. Por isso, separamos algumas orientações práticas para você melhorar sua produtividade no dia a dia

Por Augusto Biason - 09/02/2017

Seja em relação ao trabalho, aos estudos ou às diversas obrigações diárias, as pessoas que procuram melhorar os resultados também buscam mudar algumas atitudes do dia a dia na busca por uma maior produtividade. Devido às distrações que surgem a qualquer movimento dos olhos, às vezes, realizar um simples afazer pode ser um verdadeiro sacrifício, e a sensação de que as tarefas não rendem torna-se frequente.

Produtividade: 6 passos para você melhorar sua eficiência

FOTO: Reprodução/Pixabay

Por isso, listamos algumas dicas que te deixarão mais produtivo – e feliz!

1. Organize o local de trabalho

Manter seu ambiente de trabalho limpo e arrumado te ajudará a cumprir seus deveres. Saber onde está cada papel importante ou deixar os objetos mais utilizados por você em locais próximos irá economizar um precioso tempo na sua rotina.

2. Faça exercícios mentais

Ao longo dos anos, o cérebro vai perdendo sua capacidade de trabalho. Por isso, como todo o corpo, ele também precisa de alguns exercícios para se manter ativo. Uma das atividades indicadas para manter o foco chama-se neuróbica – uma espécie de ginástica cerebral que estimula o funcionamento do órgão.

3. Pare de procrastinar

Um dos maiores vilões da produtividade chama-se procrastinação, especialmente com tarefas que exigem mais esforços para serem cumpridas. “A principal dica contra a procrastinação é, de alguma maneira, você começar. Porque, via de regra, depois que começar uma atividade que você está procrastinando, isso irá gerar um interesse, e aí começará a fazer com prazer”, expõe Luiz Fernando Roxo, economista e CEO de uma escola de desenvolvimento pessoal.

4. Faça exercícios físicos

Uma vida sedentária, além de ser prejudicial à saúde, é maléfica também para a energia do dia a dia – que influencia diretamente no foco e disposição para realizar as obrigações.

5. Peça (e dê) feedbacks

O feedback é uma espécie de avaliação de desempenho muito utilizada em empresas, que revela os pontos positivos e negativos de um trabalho. Por isso, um sistema de feedbacks é essencial para o aumento da produtividade, pois com ele é possível fortalecer os aspectos favoráveis e ajustar aqueles que não deram tão certo.

6. Seja flexível

Ser organizado não é sinônimo de estar engessado no cumprimento do dever. Lembre-se de que imprevistos sempre irão acontecer. Por isso, é importante ser flexível e ajustar a rotina conforme a urgência das tarefas.

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Luiz Fernando Roxo, economista e CEO da escola de desenvolvimento pessoal ZenEconomics (www.zeneconomics.com.br), em São Paulo (SP).

Texto e edição: Augusto Biason/Colaborador – Entrevista: Jéssica Pirazza/Colaboradora