Problemas no estômago podem ter origem emocional, sabia?

Você já sentiu dor de estômago ao passar raiva? Isso é mais comum do que se imagina. Veja algumas doenças que afetam o órgão e podem ter origem emocional

problemas-estomago-emocoes
FOTO: Shutterstock

Você já sentiu dor de estômago ao passar por uma situação de nervosismo? Se a resposta foi “sim”, saiba que isso é mais comum do que se imagina. Isso ocorre porque o estômago, assim como o intestino e o esôfago, é um dos órgãos que apresentam consequências negativas em decorrência de problemas emocionais como estresse, depressão e ansiedade. “O lado emocional provoca alterações no sistema nervoso que, consequentemente, prejudica a saúde gastrointestinal, resultando em úlceras, dores de estômago e gastrite. Mudanças de hábitos e de rotina podem amenizar os sintomas”, salienta a psicopedagoga Vanessa Cristina Guilhermon Rodrigues. A seguir, confira outros problemas que afetam o órgão.

problemas-estomago-emocoes

FOTO: Shutterstock

 

 

Saiba mais!

Problemas de saúde causados pela ansiedade

5 remédios caseiros contra a gastrite

Sucos naturais para controlar a acidez do estômago

 

 

Prisão de ventre

O problema, que afeta boa parte da população, ocorre quando o intestino não funciona da maneira correta, sendo possível que a pessoa esteja com constipação, um distúrbio que dificulta o ato de evacuar. Entretanto, é necessário levar em consideração que não existe um padrão certo para classificar a frequência considerada normal de funcionamento intestinal, a qual pode variar de três a 12 vezes por semana. Esse quadro torna-se grave quando o paciente precisa fazer muita força para evacuar e, mesmo assim, não consegue realizar a ação normalmente.

 

Diarreia

O problema acontece quando a pessoa passa a evacuar mais do que o normal. Além disso, esse quadro faz com que as fezes percam sua consistência, tornando-se aguadas. Um dos principais agravantes dessa doença é quando o paciente fica desidratado, causando confusão mental e lábios rachados.

 

problemas-estomago-emocoes

FOTO: Shutterstock

Refluxo

Sabe aquela sensação de que a comida está voltando? Esse sintoma é chamado de refluxo gastroesofágico, o qual pode ocorrer devido à diminuição dos mecanismos de defesa do próprio organismo. De uma maneira simples, essa doença surge quando uma válvula existente entre o estômago e o esôfago apresenta uma falha, permitindo que o líquido ácido estomacal chegue a outros órgãos.

 

 

Consultoria Rosana Machado, psicóloga; Vanessa Cristina Guilhermon Rodrigues, psicopedagoga