Saiba como reconhecer problemas emocionais em crianças

Crianças não manifestam problemas emocionais da mesma forma que adultos. Veja como identificar quando algo não vai bem na infância.

Quando a criança vive sob estresse, seja por atribuições frequentes, falta de apoio ou abusos, isso se torna tóxico e danifica a estrutura cerebral. E os resultados disso se estendem para a vida adulta, causando problemas de aprendizagem e comportamento.

Estudos da Kaiser Permanent, organização sem fins lucrativos da Califórnia, ainda comprovam que adultos com problemas de saúde mental, vício, obesidade, diabetes tipo 2, doenças coronárias e outras condições tinham tido desenvolvimento comprometido na primeira infância. Porém, crianças não manifestam problemas emocionais da mesma forma que adultos. Veja a seguir como identificar quando algo não vai bem na infância.

casal, crianças, cadeiras, menina, chorando

Foto Shutterstock.com

Sinais de que algo não vai bem:

  • Apego excessivo aos pais;
  • Necessidade de estar sempre fora de casa com outras pessoas que não sejam da família;
  • Falta de comunicação ou socialização;
  • Temperamento agressivo sem motivo aparente;
  • Mentiras frequentes;
  • Relação de compulsão por comida ou gula;
  • Problemas para lidar com separações e rupturas da rotina.

Atenção: esses tópicos funcionam como um guia, porém as patologias que envolvem doenças mentais na infância precisam ser tratadas por especialistas, pois nem sempre possuem um passo a passo de tratamento ou um diagnóstico específico. Já por boa saúde mental, entende-se quando a criança tem um bom desenvolvimento físico, intelectual e emocional. Entretanto, vale ressaltar: “o contrário nem sempre indica ausência de saúde mental, a desobediência, a ‘má educação’ e mesmo a dificuldade de aprendizado podem ser relacionados ao desejo da criança de ser vista e amada”, destaca Heloísa Capelas, especialista em autoconhecimento, inteligência comportamental.

 

Consultoria Heloísa Capelas, especialista em autoconhecimento, inteligência comportamental