Prisão de ventre: veja 5 alimentos poderosos contra esse problema!

A solução para o intestino preso, é uma alimentação adequada, tanto para prevenir, quanto para regular o problema. Confira 5 alimentos que podem ajudar!

Fatias de laranja, rodelas
Foto Istock.com/Getty Images

“O intestino preso provoca acúmulo de fezes que ficam por mais tempo em contato com a mucosa intestinal, causando microlesões na parede interna do órgão e produzindo substâncias tóxicas que podem aumentar a chance de aparecimento de diversas doenças”, conta Alexandre Sakano, cirurgião do aparelho digestivo. Apesar das possíveis complicações, esse problema pode ser combatido de maneira simples e eficaz: por meio da alimentação. Confira 5 alimentos que ajudam combater a prisão de ventre.

Mamão

Foto iStock.com/Getty Images.jpg

 

1 – Mamão

Ao se falar em intestino preso, a maioria das pessoas logo pensa no mamão, mostrando que ele foi consagrado pela sabedoria popular como um santo remédio para esse problema. Essa fruta apresenta papaína, uma enzima que é capaz de facilitar a digestão e, quando é ingerida em jejum, também é eficaz contra o diabetes.

2 – Ameixa

Ela melhora o trânsito intestinal, combate a prisão de ventre e, de quebra, mantém a sensação de saciedade por mais tempo. O sorbitol encontrado em sua composição, quando aliado às fibras, absorve mais água do organismo, favorecendo o bom funcionamento do intestino.

3 – Abacate

As gorduras monoinsaturadas presentes nessa fruta podem auxiliar na lubrificação das fezes, facilitando na hora de evacuar. Ou seja, suas gorduras boas são benéficas na hora de combater a prisão de ventre, contudo, por apresentar valor calórico elevado, o ideal é que o abacate seja consumido com moderação.

Fatias de laranja, rodelas

Foto Istock.com/Getty Images

 

4 – Laranja

Quando consumida com o bagaço, é ideal para regular a digestão e ainda ajuda a controlar a glicemia e os níveis de colesterol. A laranja também é rica em fibras, possui cálcio, magnésio, potássio, betacaroteno e algumas vitaminas do complexo B, sendo que estes nutrientes estão relacionados a uma boa saúde óssea, atuam na contração e no relaxamento muscular e agem como antioxidante, prevenindo danos nas células do organismo.

5 – Uva

O consumo dessa fruta também auxilia o trânsito intestinal, uma vez que possui ação laxativa e diurética. Além disso, a uva também é uma importante aliada do coração, protegendo o órgão contra infartos – já que regula as taxas de colesterol no sangue. E, por conter flavonoides em sua composição, também previne o surgimento dos radicais livres.

Leia também:

Veja quais alimentos são indicados em quadros de pânico

6 alimentos para combater a celulite

Consultoria Alexandre Sakano, cirurgião do aparelho digestivo