Conheça algumas plantas medicinais e seus princípios ativos

Saiba quais são as plantas medicinais mais conhecidas, seus princípios ativos, as doenças que previnem e as receitas para o tratamento de cada caso.

flores de alfazema
FOTO: Shutterstock.com

As plantas têm propriedades que ajudam a aliviar dores, acalmar, estimular a circulação. Conheça algumas delas!

flores de alfazema

Foto: Shutterstock

Alfazema

Propriedades: flavonoides. Boa para: diminuir a tensão muscular e nervosa, regular a menstruação, estimular a circulação sanguínea e aliviar cólicas.

Contra-indicações: pessoas com úlcera devem evitar seu consumo. Amenizar cólicas intestinais Ferva 2 colheres (sopa) de folhas secas de alfazema e 1/2 litro de água. Espere amornar e coe. Beba 2 xícaras (chá) por dia, sem adoçar.

Angélica

Propriedades: óleos essenciais. Boa para: aliviar sintomas do reumatismo e da artrite, dores musculares, cólicas, tosse e bronquite, depressão (leve ou moderada), estresse e ansiedade.

Contra-indicações: deve ser evitada por diabéticos, gestantes e pessoas com diarreia. Aliviar reumatismo Leve para ferver 1 colher (chá) de folhas de angélica, 1 colher (chá) de ramos de cavalinha, 1 colher (chá) de folhas de carqueja e 1 litro de água. Deixe descansar por 5 minutos e coe. Tome 3 xícaras (chá) por dia.

Arnica

Propriedades: flavonoides. Boa para: estimular a circulação sanguínea, aliviar inflamações, hematomas e contusões.

Contra-indicações: o uso da arnica só é recomendado em aplicações externas. Estimular a circulação Ferva 2 xícaras (chá) de folhas de arnica picadas e 1 litro de água. Umedeça um pano fino e limpo no chá ainda quente e faça compressas no corpo, principalmente nas pernas. Apenas tenha muito cuidado para não se queimar.

Babosa

Propriedades: cálcio, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas. Boa para: aliviar queimaduras do sol, feridas, erisipela, picadas de insetos e evitar queda de cabelo.

Contra-indicações: grávidas e mulheres em fase de amamentação ou no período menstrual devem evitar consumir babosa.

Eliminar queda de cabelo: bata no liquidificador a polpa de 1 folha de babosa, o suco de 1/2 limão e 1 pitada de sal. Espalhe no couro cabeludo e nos fi os e deixe agir por 30 minutos. Enxágüe em seguida e não se exponha ao sol por 2 horas.

Boldo

Propriedades: óleos essenciais e flavonóides. Bom para: tratar problemas no fígado, eliminar cálculos biliares, aliviar cólicas, ressaca, prisão de ventre, azia, má digestão.

Contra-indicações: deve ser evitado por portadores de hepatite aguda e gestantes. Melhorar azia Em um copo, macere 2 folhas de boldo. Preencha com água fi ltrada, mexa e coe. Tome em seguida.

Camomila

Propriedades: vitaminas B e C. Boa para: acalmar ansiedade, problemas estomacais, gases, úlcera, reumatismo, aliviar insônia e má digestão.

Contra-indicações: pessoas com rinite alérgica devem evitar seu consumo. Tratar insônia Ferva 1 colher (sopa) de folhas e flores de camomila, 1 folha de maracujá e 1 xícara (chá) de água. Espere amornar e coe. Beba 1 xícara (chá) antes de se deitar.

Capim-limão

Propriedades: óleos essenciais. Bom para: aliviar tensão nervosa, dores musculares, dor de cabeça, problemas digestivos, cólicas e tosses.

Contra-indicações: em excesso, pode provocar gastrite e azia. Pessoas com úlcera devem evitá-lo. Acabar com dor de cabeça Em uma panela, leve para ferver 1 colher (sopa) de folhas de capim-limão picadas, 1 colher (sopa) de flores de camomila e 1 litro de água. Desligue o fogo e espere amornar. Coe e tome até 4 xícaras (chá) por dia.

LEIA TAMBÉM:

Texto: Redação Alto Astral