9 dicas para saber o que fazer no primeiro encontro com um cara tímido

Se você está insegura ou nervosa e não sabe como proceder, separamos dicas que vão ajudar. Saiba o que fazer em um encontro com um cara tímido!

Casal tomando café
FOTO: Reprodução

Pode acontecer em qualquer momento: às vezes, você esbarra com um cara em uma festa, ou finalmente conseguiu marcar um encontro com um rapaz interessante. No entanto, tudo que você sabe é que ele é super tímido! Como lidar?

moça de vermelho olhando rapaz e sorrindo

FOTO: Shutterstock.com

Se você está insegura ou nervosa e não sabe como proceder, separamos 9 dicas que vão facilitar esse momento. Nada de silêncio constrangedor ou nervosismo excessivo: saiba o que fazer se o gato for tímido demais!

1. Faça perguntas gerais, e não específicas

Essa técnica é ótima para conversar com pessoas tímidas porque não exige um “sim” ou “não” para responder. Pense em questões mais gerais porque precisam de respostas elaboradas e mais longas, o que pode dar continuidade à conversa de vocês. Por exemplo, ao invés de perguntar se ele gostou ou não de um filme, pergunte o que ele achou da história.

2. Preste atenção aos sinais dele

Fique atenta ao jeito dele: o que ele fala, o que faz, seu gosto e estilo. Assim, vai ficar mais fácil entender o que ele curte para poder desenvolver perguntas e desenrolar assuntos. Mesmo que não seja sua praia, é assim que vocês podem encontrar gostos em comum. Você pode prolongar um assunto dizendo “isso parece interessante. Me conta mais?”. Assim o gato também fica mais confortável para se abrir com você!

3. Veja como ele reage à brincadeiras e elogios

Se na sua frente ele parece muito tímido ou não puxa assunto, você pode tentar investir em brincadeirinhas ou elogios para deixar o boy mais “solto”. Mas fique atenta a como ele reage: algumas pessoas ficam ainda mais tímidas quando são elogiadas! Aja com naturalidade e evite fazer piadas de mau gosto. Você pode tentar com “eu estou contente com a sua companhia! Eu acho que estaria realmente entediada agora se não fosse por você”.

Casal conversando em encontro

FOTO: Reprodução

4. Puxe assunto com o que estiver ao redor

Se o gato é muito tímido e não fala nada e você também está ficando sem imaginação, puxe assunto com o que estiver ao redor. Você provavelmente vai encontrar algo para falar sobre o lugar que estão, ou pode compartilhar alguma opinião. Em uma festa ou evento, por exemplo, você pode falar sobre a música, a comida ou decoração. 

5. Pergunte sobre o trabalho ou escola

Falar da vida acadêmica ou do trabalho pode ser uma boa alternativa para puxar longos assuntos. Isso porque, para o bem ou para o mal, sempre há alguma coisa para falar sobre esses dois temas, né? Experimente criar uma atmosfera confortável se interessando com o que o gato tiver para comentar.

6. Invista em hobbies e interesses

Essa sem dúvidas é a dica que mais vai te ajudar a se aproximar do gato: procure descobrir quais são os hobbies e interesses dele, para que vocês possam falar sobre isso. Depois de descobrir o que ele ama, fazer perguntas sobre isso vai deixá-lo mais confortável para continuar a conversa.

Casal passeando de bicicleta e sorrindo

FOTO: Shutterstock.com

7. Conte histórias bem-humoradas

O bom humor é um dos principais fatores que faz duas pessoas se sentirem mais confortáveis uma com a outra. Histórias bem-humoradas ajudam a quebrar o gelo! Você também pode perguntar para ele alguma memória engraçada da infância.

8. Fale sobre você mesma

Já que o boy é tímido e não fala muito, você pode quebrar o silêncio falando sobre você mesma. Conte para ele sobre você, mostrando um clima de intimidade e confiança. Isso vai fazer com que ele se sinta mais confortável para dividir momentos com você! Não precisa ser excessivamente íntima: você pode comentar sobre sua família, seus amigos, seus sonhos…

9. Escolha ambientes favoráveis, como o cinema

Se ele é muuuuito tímido, alguns lugares que não requerem uma “conversa direta” podem ser uma boa opção para um encontro. Se o filme for bacana para ambos, na saída vocês terão assunto de sobra, e podem até emendar um jantar para conversar mais.

Casal com óculos 3d no cinema comendo pipoca

FOTO: Shutterstock

LEIA TAMBÉM