Saiba como prevenir a anemia

Cansaço, fraqueza, desânimo, palidez de pele e mucosas são os sintomas comuns da anemia. Para manter a qualidade do sangue, opte por uma boa alimentação.

exame de sangue
Foto Shutterstock.com

Cansaço, fraqueza, desânimo, falta de apetite, palidez de pele e mucosas são os sintomas mais comuns da anemia. “O distúrbio é caracterizado pela diminuição da hemoglobina, o pigmento vermelho da célula sanguínea que contém ferro. É através dele que acontece o transporte de oxigênio para os tecidos do corpo”, explica a nutricionista Bruna Joaquim Carneiro. Se não for tratada, a anemia pode evoluir para problemas mais graves.

exame de sangue

Foto Shutterstock.com

Alimentação forte

O tipo de anemia mais comum costuma ser causado por carência de ferro, vitamina B12 e ácido fólico. “A principal fonte desses nutrientes é a carne vermelha, seguida de vegetais verde-escuros, beterraba, feijão-preto e ovos”, afirma Bruna. De acordo com a especialista, para combater os casos mais leves, fazer mudanças no cardápio diário já resolve. De qualquer maneira, esse também é o caminho para prevenir o problema.

Tigela de madeira de brócolis

Foto iStock.com/Getty Images

Combinação de risco

Prevenir a anemia não é tarefa apenas de um cardápio rico em ferro. Além disso, é preciso fazer as combinações certas. De acordo com a nutricionista Vanessa Leite, a eficiência da absorção do ferro vindo dos alimentos é determinada pelos complementos da dieta. “Tudo o que é rico em vitamina C potencializa a absorção desse nutriente. Limão, laranja, acerola, brócolis e couve são alguns exemplos”, explica.

Trio poderoso

  • Bife de fígado – Tem quase 7mg de ferro a cada 100g. Além disso, é rico em vitamina B12.
  • Folhas verde-escuras – Ricas em ácido fólico e vitamina B12, dois nutrientes importantes para a saúde do sangue.
  • Suco de laranja – Excelente fonte de vitamina C, ajuda o corpo a absorver o ferro, especialmente o de origem vegetal.

Saiba mais:

Sem crises: 5 dicas para afastar problemas respiratórios

Canja: um alimento poderoso

Celulite: confira 10 alimentos que ajudam combatê-la

Consultoria Bruna Joaquim Carneiro, nutricionista; Vanessa Leite, nutricionista