Preto e branco: confira essa tendência na decoração e deixe seu ambiente atemporal

Confira o projeto para uma esmalteria da arquiteta Taciana Leme, todo à base de preto e branco e com destaque nos móveis

Por Lara Pires - 18/04/2017
Preto e branco na decoração

Foto: Divulgação

A combinação preto e branco é um clássico, são cores que se completam. As duas cores são neutras e se adaptam a qualquer estilo, mas escolhe-las é preciso tomar alguns cuidados para criar um ambiente aconchegante.

Sempre em alta

Segundo a arquiteta Taciana Leme, o preto e o branco nunca saem de moda. Inclusive a moda é um setor que inspira a decoração. O preto é uma cor curinga, pois combina com todas as cores e estilos  deixando os ambientes sempre com um toque de sofisticação, porém deve ser usado com cuidado para não deixar os ambientes tristes ou austeros demais, a não ser que um ambiente dramático seja a sua intenção. “Em todos os ambientes o preto e o branco caem muito bem, pois podem ser usados como base, em paredes ou em acessórios. Tudo vai depender da quantidade de cada cor que você vai usa: para espaços menores mais branco e menos preto.  Para espaços mais amplos, pode usar o preto sem medo” explica.

Decoração minimalista

Pode até parecer uma decoração simples, mas se não tomar cuidados, é fácil de perder a personalidade. Para Taciana, o exagero é o maior erro. “A proporção entre as cores é importante: para preto na parede use apenas em uma, mesmo que seja uma estampa. Já em objetos, é necessário tomar cuidado com as estampas. Para misturar com outras cores cuide para o que estiver nesta terceira cor tenha o mesmo tom” alerta a arquiteta.

Aposte nas cores

Se a base de decoração for toda em preto e branco, apostem em cores nos tapetes, almofadas, objetos e até plantas, mas lembre-se de pensar no estilo que deseja ter: isso vai definir as características destes complementos. Se quiser ousar, use combinação de estampas, formas geométricas ou uma cor mais forte como amarelo, pink e turquesa. Se preferir algo mais conservador, aposte no cinza, detalhes metálicos, tons pasteis e nas plantas. E lembre-se sempre de colocar um pouco de  cor quente, pois branco e preto são cores frias.

Detalhes que fazem a diferença

O preto e o branco são  cores neutras e ótimas para compor em ambientes com base em outras cores. Detalhes como rodapés e molduras de forro preto estão super em alta. Mas também almofadas, tapetes e gravuras com estampas em preto e branco são ótimos para quebrar a monotonia, sem falar nos móveis, como mesas laterais, bufets e até luminárias, que podem compor seu  ambiente nestas cores.

Confira o projeto Esmalteria da arquiteta Taciana Leme:

Texto: Lara Pires/Colaboradora | Consultoria:  Taciana Leme, arquiteta de São Paulo – SP

LEIA MAIS