Detox: saiba como revitalizar o corpo após as festas de fim de ano

É comum abusar das comidas gordurosas e salgadas no final do ano. Por isso, trouxemos algumas dicas para a sua alimentação que irão desintoxicar o corpo!

Foto: Shutterstock

Na hora de ter uma vida mais saudável, um corpo em forma e, o mais importante, o bem-estar pessoal, é indispensável uma boa alimentação e um cardápio completo, formados por ingredientes equilibrados e ricos nos mais diversos nutrientes. Para isso, consumir produtos naturais e deixar de lado as opções industrializadas são a melhor saída. Saiba como melhorar sua rotina e contar com o poder dos alimentos detox!

salada-detox-alimento

Foto: Shutterstock

Higienização dos vegetais

Consumir vegetais crus é a melhor maneira de aproveitar todos os nutrientes, pois alguns deles acabam sendo perdidos durante o processo de cocção. Porém, vale ressaltar que é essencial que seja feita uma boa higienização para evitar a ingestão de fungos, bactérias e resíduos de agrotóxicos, prejudiciais à saúde. Para isso, enxágue suas folhas, frutas e legumes um a um, esfregando com as mãos em água corrente. Então, prepare uma solução com 1 colher (sopa) de água sanitária para cada 1l de água e deixe os alimentos mergulhados de 10 a 15 minutos. Retire e enxágue um a um.

Alimentação em primeiro lugar!

Adotar bons hábitos alimentares e aproveitar os benefícios de cada alimento são atitudes essenciais para o sucesso do detox no corpo. As opções naturais como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e chás são ricas em nutrientes poderosos, como magnésio, selênio, vitaminas C e E, fibras e antioxidantes, substâncias essenciais para uma alimentação desintoxicante e uma melhora na saúde como um todo. “Os produtos industrializados, defumados, embutidos, enlatados, sal em excesso, açúcares simples, farinhas refinadas, bebidas alcoólicas, carne vermelha, produtos de origem animal produzidos com crescimento acelerado por hormônios e os alimentos de origem vegetal contaminados com agrotóxicos são prejudiciais para o bom funcionamento do corpo humano”, alerta a nutricionista Daniele Osório. Como consequência, esses ingredientes intoxicam e prejudicam o organismo, causando doenças e ganho de peso.

Hidratar é importante!

agua-coco-hidratacao-potassio

Foto: iStock.com/Getty Images

A água é a maior aliada dos alimentos na hora do detox. É importante consumir de 2 a 3 litros por dia para que os efeitos sejam potencializados e para que o corpo consiga expelir a maior quantidade de toxinas possível. Isso também vale para a ingestão de sucos de frutas naturais, chás e água de coco que ajudam o processo, desde que sem açúcar.

Nutrientes importantes

Para reverter a situação, confira as substâncias que não podem ficar de fora do cardápio quando o assunto é detox:

Fibras: são ótimas para combater a prisão de ventre e manter o intestino regulado.
Diuréticos: auxiliam os rins a expelir toxinas e removem uma grande quantidade de sódio do corpo.
Antioxidantes: muito presentes nas especiarias, ervas e temperos naturais, eles reforçam o sistema imunológico e combatem os radicais livres.
Potássio: segundo a nutricionista Paula Fernandes Castilho, os alimentos ricos em potássio são ótimos, pois ajudam o corpo a desinchar.
Vitaminas do complexo B: alimentos ricos em vitamina B6 possuem uma grande quantidade de triptofano, aminoácido que produz a serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor.
Magnésio: é um mineral que, assim como o triptofano, contribui para melhorar o bem-estar.

 

Texto: Edgard Vicentini/Colaborador

Consultoria: Daniele Osório e Paula Fernandes Castilho, nutricionistas

 

LEIA TAMBÉM: