Saiba como manter a postura correta em diversas situações

A postura correta é um dos principais motivos para que a coluna vertebral possa manter-se saudável. Então, saiba como mantê-la da maneira certa!

mulher mao costas dor postura errada
Foto: Shutterstock

O modo de se sentar, levantar, praticar atividades físicas e até mesmo assistir televisão influencia muito na qualidade de vida. Isto porque a postura correta é um dos principais motivos para que a coluna vertebral possa manter-se saudável. “Uma boa postura permite que a coluna trabalhe de uma maneira mais fisiológica, ou seja, mais próxima do ideal, evitando sobrecarga localizada em determinada região”, conta o ortopedista Maurício Lebre Colombo. Então, saiba como manter a postura ideal em diversas situações!

 

mulher mao costas dor postura errada

Foto: Shutterstock

 

No trabalho

Além da ginástica laboral, que deve ser realizada diariamente (caso a empresa não ofereça, alguns minutos de alongamentos por conta própria são muito bem-vindos), é fundamental encostar completamente as costas no apoio da cadeira, mantendo a postura o mais ereta possível. O monitor também deve ter sua altura regulada (de maneira que os olhos estejam alinhados ao centro da tela) e os cotovelos e pés repousados sobre apoios ergonômicos. Já para quem trabalha em pé, a regra é: não relaxar a coluna e não forçá-la carregando peso em demasia.

Hora de dormir

Este é o momento no qual é possível se desligar de todas as preocupações do dia e procurar uma posição confortável para o descanso. Porém, até mesmo nesta hora é preciso prestar atenção à postura. Para evitar danos futuros, coloque um travesseiro entre as pernas, a fim de manter a coluna alinhada. A altura do travesseiro que apoia a cabeça também deve ser monitorada.

 

mulher sentada trabalhando computador teclado postura

Foto: iStock.com/Getty Images

 

No computador

Em casa, tudo o que se quer é encontrar uma posição o mais agradável possível e relaxar. Porém, este hábito pode acarretar sérios riscos à coluna, se não for desempenhado corretamente. Nada de deitar de bruços na cama para manusear o notebook: caso queira utilizá-lo neste local, o mais indicado é sentar-se e utilizar um travesseiro ou almofada como apoio, sustentando o máximo possível. Manter a coluna ereta e a cabeça posicionada para frente também faz parte de uma posição correta e saudável.

Andando

Esta atividade é feita automaticamente, já que cada um tem uma forma de desempenhar os próprios passos. Sendo assim, algumas regras são essenciais: é preciso equilibrar o peso corporal entre as duas pernas, a fim de não sobrecarregar apenas um dos lados. Além disso, o ato de colocar o pé no chão pode ser dividido em três etapas: primeiro, é preciso apoiar o calcanhar; depois, pousar o pé no chão e, por último, retirar o calcanhar de modo com que os dedos sejam os últimos a deixarem a superfície.

 

Texto Paula Santana

Consultoria Maurício Lebre Colombo, ortopedista

 

LEIA TAMBÉM: