É possível comer doces sem engordar?

Doces e dieta combinam? Claro que sim! E a moderação é o segredo do sucesso dessa dupla. Veja como comer o que quiser sem aumentar os quilos na balança!

Foto: iStock.com/Getty Images

Engana-se quem pensa que proibir qualquer tipo de doce pode ajudar a dieta. Pelo contrário: as proibições tornam a dieta um fardo e mais difícil de ser seguida. Se a vontade de comer doces às vezes ataca, saiba que isso é uma resposta do seu corpo. “Normalmente, o que faz aumentar a vontade de comer doce é a ansiedade. Outro fator é o período pré-menstrual, que vem acompanhado de sintomas físicos, psicológicos e comportamentais, tais como a compulsão por doces ou salgados e o aumento ou a redução do apetite”, explica a nutricionista Márcia Dal Medico. A gula por docinhos pode ser uma reação psicológica, funcionando como uma tentativa de encontrar na comida uma forma de conforto ou compensação. A reação também pode ser biológica para aumentar a taxa de serotonina no corpo, hormônio responsável pelo sentimento de bem-estar.

mulher se pesando e comendo doces

Foto: iStock.com/Getty Images

SAIBA MAIS

Como saber se o que eu sinto é fome e não gula?

4 trocas inteligentes para turbinar o emagrecimento!

Como fazer dieta sem abandonar a vida social?

Solução para comer doces sem engordar!

Algumas dicas podem ajudar a manter a dieta e controlar a compulsão pelas sobremesas supercalóricas sem abrir mão de opções deliciosas. Frutas têm um alto teor de frutose e podem diminuir a ansiedade por doces. As secas dão maior saciedade. Mantenha uma alimentação balanceada e faça pequenas refeições a cada três horas. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas e com cafeína. Não se prive dos doces, mas também não exagere. Coma sempre pequenas porções, como um brigadeiro, um pedaço de bolo simples pequeno e sem cobertura, biscoitos sem recheio… A gelatina é uma ótima opção para essa hora, pois é pouco calórica e saborosa. Se preferir, acrescente 1 colher (sopa) de creme de leite light. A melhor hora para os docinhos é depois do almoço, principalmente depois de ingerir proteínas. Como esse nutriente é digerido lentamente, a sobremesa não causará picos na taxa de açúcar do sangue, evitando que a fome volte rapidamente.

Texto: Aline Alvarenga/Colaboradora | Consultoria: Márcia Regina Dal Medico, nutricionista do Spa Jardim da Serra, em São Pedro (SP)