3 posições de yoga que vão favorecer sua saúde

A prática de yoga é benéfica para todo o organismo: músculos são fortalecidos, o emagrecimento é favorecido, a mente consegue descansar e você relaxa!

mulher-fim-dia-yoga-posicao
FOTO: Shutterstock

Bem-estar é uma palavra-chave no yoga (lê-se yôga). A prática torna a pessoa mais saudável física e mentalmente por meio do equilíbrio, o que faz com que enfermidades sejam prevenidas e até tratadas.

Tal estabilização é conseguida por meio de algumas técnicas que vão desde a alimentação até a forma de respirar, mas os pontos fortes são a meditação e os movimentos com o corpo, chamado de ásanas, que desencadeiam reações comportamentais e fisiológicas. Então, confira 3 posições que vão favorecer sua saúde!

 

mulher-posicao-yoga

FOTO: Shutterstock

 

1. Cachorro Olhando para Baixo

Apoie as mãos no chão na largura dos ombros, solte a cabeça entre os braços e leve o peito mais para perto das coxas, enquanto empurra o quadril para o alto, alongando a coluna. Gire as axilas para dentro, acomode os seus ombros e olhe por entre as suas pernas. Mova os quadris para trás e para cima.

Mantenha os joelhos estendidos e leve os calcanhares na direção do solo. Se sentir dificuldade, dobre um pouco as pernas e mantenha os calcanhares elevados. Fique de cinco a 10 respirações. Sinta a coluna alongando, observe as sensações no corpo e na mente. “Essa postura alonga a coluna e a parte posterior das pernas, fortalece os braços, ombros e punhos. É extremamente revigorante”, conta a instrutora de yoga, Patrícia de Albreu Burgo.

mulher-deitada-posicao-yoga

FOTO: iStock e Getty Images

 

2. Postura da Ponte

Deite-se de costas. Mantenha os pés afastados na largura do quadril e os ombros bem apoiados no chão. Empurre os pés e leve o quadril para o alto, mantendo glúteos e coxas ativos. Respire de cinco a 10 ciclos. Experimente colocar um livro entre as pernas e pressioná-lo enquanto mantem o quadril elevado, pois dessa maneira você fortalece também os músculos internos das coxas.

Outra variação é sincronizar o movimento com a respiração, assim você eleva os quadris, enquanto inspira, e desce bem devagar, enquanto expira. Faça 10 movimentos. “Essa postura fortalece os quadris, as penas, os glúteos e as coxas. Também ajuda a abrir o centro do peito e, assim, estimula o sistema nervoso”, afirma Patrícia.

mulher-posicao-yoga

FOTO: Shutterstock

 

3. Bhujangásana

Na posição da cobra naja, posicione o quadril no chão, estenda os braços e vá com a cabeça e tronco para trás. Permaneça nessa posição e faça a respiração nasal, lenta e profunda. Antes de passar para a próxima posição, inspire e dê o máximo de retroflexão. Esse exercício é indicado para quem está iniciando a prática de yoga. Simples, pode ser feito em casa e serve para alongar, relaxar e fortalecer.

 

Consultoria Patrícia de Albreu Burgo, instrutora de yoga

 

LEIA TAMBÉM: