Cientistas descobrem por que sentimos déjà vu

Já passou por um déjà vu? Cientistas britânicos conseguiram explicar por que acontece essa sensação de "replay" no cérebro humano

Imagem: Giphy.com

Sabe aquela sensação do tipo: “já passei por isso antes”? O nome dado a esse “replay” que algumas pessoas sentem se chama déjà vu. Não se sabia exatamente o motivo de parecer que revivemos algum acontecimento anterior.

Porém, a ciência agora tem uma explicação. É o que foi divulgado em um estudo do periódico científico The Quarterly Journal of Experimental Psychology. Para os responsáveis pela pesquisa, o fenômeno é simplesmente uma reação do nosso cérebro checando uma lembrança que acabou de criar.

E a equipe quebrou a cabeça para pensar em como fazer um experimento científico para comprovar essa teoria. Mas olha só como foi interessante a solução dos cientistas da Universidade de St. Andrews, no Reino Unido.

Imagem: Giphy.com

Como comprovar um déjà vu?

A equipe de Akira O’Connor convocou 21 voluntários, que fizeram exames de ressonância magnética cerebral enquanto os cientistas tentavam provocar uma sensação de déjà vu neles. Então, passaram para a parte prática: os pesquisadores passaram aos voluntários uma lista de palavras referentes ao mesmo assunto, como travesseiro, descanso, pijama, cama, noite. Porém, não citaram a palavra-chave, que era sono.

Depois, O’Connor perguntava ao voluntário se havia escutado alguma palavra que começava com a letra “s”; o participante respondia que não. Então, questionava se havia ouvido a palavra “sono”. Os participantes sabiam que não haviam. Porém, como estavam pensando no contexto das palavras, disseram sentir um déjà vu ao ouvir essa pergunta.

Reação no cérebro

Aí que aconteceu a surpresa para a equipe: o pessoal esperava que áreas do cérebro envolvidas com a memória, por exemplo, o hipocampo, fossem ativadas durante o déjà vu. Porém, o que aconteceu é que as áreas frontais, que têm a ver com a tomada de decisões, é que foram acionadas!

Ou seja: ter um déjà vu não é um “replay” mental, mas um sistema próprio do cérebro que está checando o acontecimento daquela lembrança!

Se você já teve essa sensação, significa que o sistema funciona bem e é pouco provável que esqueça ou confunda eventos passados. Para quem nunca passou por um déjà vu, os pesquisadores disseram que seu sistema de memória não está cometendo erro nenhum nas lembranças!

 

Veja também!

É possível criar memórias falsas?

Por que sentimos emoções? Como o cérebro está envolvido?

 

Texto: Ricardo Piccinato